Rondônia - 25 de setembro de 2018
Home / Notícias / Brasil / Ministério da Saúde anuncia que vai testar a fosfoetanolamina

Ministério da Saúde anuncia que vai testar a fosfoetanolamina

O Ministério da Saúde vai testar a eficácia da substância fosfoetanolamina, substância que causou polêmica após ser apontado como revolucionário no tratamento de câncer, mas não conta com estudos clínicos que comprovem seus benefícios.

“Estamos colocando à disposição do professor responsável pela síntese dessa molécula a possibilidade de submeter à fosfoetanolamina a todos os protocolos para verificar se a substância é ou não eficaz e por fim a essa celeuma”, orienta o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Um grupo de estudo composto de pesquisadores ligados ao Ministério da Saúde e à Anvisa vai trabalhar em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer e a Fiocruz. Se a eficácia for comprovada, ela deverá ser produzida por laboratórios públicos oficiais.

Mas a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas não façam uso dessa substância até que os estudos sejam concluídos.

A substância foi desenvolvida pelo químico aposentado Gilberto Chierice e é produzida sob demanda judicial na USP de São Carlos, no interior de São Paulo.