Rondônia - 17 de outubro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia atua na estruturação de seu programa

Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia atua na estruturação de seu programa

Com atenção voltada para a adequação à legislação e uma gestão mais sustentável, o Sebrae em Rondônia dá inicio a elaboração do programa de sustentabilidade Gestão Sustentável.

No programa serão sugeridas ações que tragam resultados efetivos de sustentabilidade na gestão institucional. O coordenador do programa Rangel Miranda, gerente da Unidade Regional de Porto Velho, manteve a precaução de trabalhar com uma equipe multidisciplinar, constituída por analistas das áreas meio e áreas fim que juntos formam o Comitê de Sustentabilidade com Hélen Cristina, da Unidade Regional de Porto Velho, Maria Tereza Marangon, da Unidade de Soluções Empresariais, Arimaldo Brasil Júnior, da Unidade de Gestão Estratégica, Lucimar Antonio Lubiana, da Unidade Regional de Pimenta Bueno, e Luis Arthur Leite, da Unidade de Gestão Administrativa.

O programa está sendo delineado com auxílio da consultora do Sebrae em sustentabilidade MSc. Josyany Duarte Mendes, representante da empresa Biosystem Consultoria e Assessoria Empresarial.

O desenvolvimento sustentável está contido na missão e nos valores do Sebrae, e as ações do programa deverão seguir um modelo de excelência em gestão com sustentabilidade, o qual deve buscar a integração sistêmica de atuação tendo como base o tripé da sustentabilidade. Essas ações envolvem diretamente, como público, colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade, comunidade e governo.

O tripé da sustentabilidade é baseado em três conceitos básicos: o econômico, o social e o ambiental, os quais devem ser contemplados a fim de que as ações do Sebrae em Rondônia possam ser viáveis, justas e corretas. As ações certamente trarão soluções e boas práticas de sustentabilidade que poderão ser tomadas como referência por micro e pequenas empresas que também poderão colocá-las em prática na gestão de seu negócio.

Uma das primeiras prioridades do programa é estruturar ações para promover o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, atinente à Lei nº 12.305/2010, regulamentada pelo Decreto 7.404/2010.

Depois da estruturação inicial do programa, o comitê vai realizar o estudo do cenário, por meio de diagnósticos, para identificar pontos de melhoria no atendimento à legislação, principalmente a ambiental, que engloba a redução de desperdícios, a otimização de recursos e a potencialização da conservação do meio ambiente. Após a estruturação completa será elaborado um mapa estratégico que contempla o programa.