Home / Notícias / Concursos / O que cai na prova no concurso do TRE – PI

O que cai na prova no concurso do TRE – PI

TRE - PI logoTribunal Regional Eleitoral do Piauí abre concurso com 15 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva para níveis médio e superior. Se você deseja participar dos testes, veja o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você.

Para saber mais informações e baixar o edital, veja a página do Concurso TRE – PI.

Língua portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Noções de informática: 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer e Mozilla Firefox). 3.3 Conceito de programas de correio eletrônico. 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Aplicativos para segurança (antivírus, anti-spyware.). 5.2 Procedimentos de backup. 5.3 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Normas aplicáveis aos servidores públicos federais: 1 Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal (Lei nº 9.784/1999). 1.1 Das disposições gerais. 1.2 Dos direitos e deveres dos administrados. 1.3 Da competência. 1.4 Dos impedimentos e da suspeição. 1.5 Da motivação. 1.6 Dos prazos. 2 Regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990, e suas alterações). 2.1 Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 2.2 Direitos e vantagens. 2.3 Regime disciplinar. 2.3.1 Deveres, proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades. 2.3.2 Processo administrativo disciplinar.

Noções de administração geral: 1 Planejamento organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. 1.1 conceito, missão, visão, valores, objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas. 2 Balanced ScoreCard – BSC: conceito, perspectivas, processos de criação de valor, ativos intangíveis e mapa estratégico. 3 Gestão de processos. 3.1 Conceitos de processo e gestão de processos. 3.2 Diferença com gestão por processos. 3.3 Mapeamento. 3.4 Modelagem de processos. 4 Gerenciamento de projetos usando a metodologia do PMI. 4.1 Conceitos de projeto, PMP, PMBOK, patrocinador, escritório de projetos e gerente de projetos. 4.2 EAP. 4.3 Grupos de processos de gerenciamentos de projetos. 4.4 Áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos. 5 Gestão por competências. 5.1 Conceitos de competência e gestão por competências. 5.2 Competências individuais organizacionais. 5.3 Mapeamento e mensuração de competências. 5.4 Avaliação de desempenho por competências.

Regimento interno do tribunal regional eleitoral do Piauí. Código de ética do tribunal regional eleitoral do Piauí.

Conhecimentos específicos: cada cargo cobra diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira as suas no edital.

Critérios de desempate

Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
– Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso
– Obtiver a maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
– Obtiver a maior nota na prova discursiva, quando houver;
– Obtiver a maior nota na prova objetiva de conhecimentos gerais P1;
– Tiver maior tempo de exercício efetivo da função de jurado
– Tiver maior tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral, na forma prevista no artigo 98 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997;
– Tiver maior idade.

Fonte: Nova Concursos