Home / Notícias / Saúde / Atividade física melhora memória dos idosos, diz pesquisa

Atividade física melhora memória dos idosos, diz pesquisa

beneficios-da-atividade-fisica
Uma pesquisa desenvolvida por alunos de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau apontou incremento de 20% atenção e memória de idosos após prática de exercícios. O estudo aponta que, para combater as dificuldades que esta parcela da população pode sofrer, a atividade física pode ser uma estratégia fundamental.
Em 2020, a incidência de doenças relacionadas à saúde mental deverá crescer 15%, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). As explicações para o aumento são muitas, mas um delas envolve o envelhecimento natural da população e o incremento no número de idosos no mundo.
Após a realização de atividades físicas, um grupo de aproximadamente 30 idosos conseguiu uma melhora significativa nos testes de atenção e memória. O desenvolvimento da pesquisa é feito através de um jogo de computador que avalia os idosos antes da atividade física. Após uma aula de zumba, foi observada uma melhora de quase 20% na média de atenção dos idosos.
A mesma análise está sendo feita com testes de memória e a avaliação também está buscando outras variáveis: ao invés de dança, o grupo faz uma aula de musculação para, ao comparar os dados, perceber qual exercício físico pode ser mais efetivo na melhoria dos resultados.
Fonte: Novo Jornal