Rondônia - 26 de Maio de 2018
Home / Notícias / Colunas / Café Imobiliário / Exclusividade de venda é melhor para todo mundo

Exclusividade de venda é melhor para todo mundo

img-imobiliario-03

Café Imobiliário, Por Vagner Lopes – Se sua necessidade é vender seu imóvel com rapidez, entenda que o contrato de exclusividade de prestação de serviço com corretor é sempre o melhor caminho. Pode soar contraditório, pensando que quanto mais corretores vão divulgar mais.

Mais na prática não é bem assim. Primeiro, por poder surgir um interessado sendo mal atendido por diversos corretores. Além de que, pode caracterizar que o proprietário está “desesperado” para se livrar do imóvel. O resultado, logo é a desvalorização do imóvel ou uma negociação desgastada.

Pesquisas comprovam que um percentual de 80% dos imóveis vendidos rapidamente são negociados com só um corretor ou uma imobiliária.

Primeiramente, o dono do imóvel pode ficar tranquilo em relação à segurança da negociação. Isso porque, como o corretor tem contrato de exclusividade, ele vai tratar o imóvel como único dedicando mais tempo e dinheiro para fazer a melhor venda possível.

Por exemplo, em alguns casos, interessados exigem a presença de todos os documentos do imóvel para análise. No entanto, é preciso pagar para ter acesso a alguns deles. Nesse caso, um corretor que não tem exclusividade na venda dificilmente vai investir nessa etapa. Sendo o único envolvido na intermediação, o corretor pode criar estratégias mais elaboradas para anunciar o seu imóvel. Por fim, sabendo que um único corretor está trabalhando na negociação do seu imóvel, fica muito mais fácil registrar e controlar as pessoas que visitam a sua casa. Em casos de janelas quebradas e pequenos furtos durante as visitas, você já sabe muito bem quem responsabilizar pelos incidentes.

Por outro lado, para o interessado no imóvel, a ausência de exclusividade pode ser um mau negócio. Isso porque ele pode ser surpreendido ao descobrir que o imóvel acabou de ser comercializado por meio de um segundo corretor ou imobiliária. Com um contrato de exclusividade, ele também vai ter certeza que o corretor tem contato próximo ao proprietário e que a sua proposta vai ser levada diretamente a ele. E as respostas tendem a chegar mais rapidamente.

E por fim, o profissional corretor de Imóveis, só vai ganhar a exclusividade do proprietário se conquistar a confiança dele. Para isso, é preciso se mostrar capacitado e fazer por merecer.

Vagner LopesVagner Lopes dos Santos, Consultor Imobiliário, Perito Avaliador, CRECI 0826, CNAI 04393,
e-mail: [email protected],Tel: whatts: (69) 9972-1009, Site; www.vagnerlopes.com.br.