Rondônia - 23 de Abril de 2018
Home / Notícias / Destaque / Rondônia e a preservação de prédios históricos

Rondônia e a preservação de prédios históricos

A cidade, que conta com diversos pontos turísticos, oferece para aqueles que a visitam uma variedade de conteúdos históricos e culturais na forma de arquitetura, que ilustram para os turistas a memória viva do local. A cidade de Rondônia – e em especial sua capital, Porto Velho-, abriga vários edifícios, hoje tombados como patrimônio histórico.

Um deles é a Catedral Coração de Jesus, que começou a ser construída no ano de 1971 como uma capela provisória que antes era denominada pela população de “Vaticano”. Atualmente, o edifício funciona como sede do governo Estadual, e passa por uma revitalização após um temporal que comprometeu sua estrutura.

O Colégio Salesiano, uma das construções mais antigas de Porto Velho, foi construído para atender à congregação Salesiano que visava a instituição de um colégio internato; Foi conhecida como Colégio Dom Bosco e foi reconhecido pelo Governo Federal em 1945.

Paralelamente à construção do município de Porto velho, nasce o mercado Municipal em Janeiro de 1915. A obra do mercado ficou paralisada por 15 anos após o seu início em 1915, e foi concluída apenas no ano de 1950 sob as ordens do prefeito Ruy Catanhede.

folha nobre 2

Recentemente, o Ministério Público esteve realizando seminários para a restauração da Antiga Câmara dos Vereadores e de prédios da Sete de Setembro em parceria com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural e profissionais da área de arquitetura e urbanismo, afim de que os valores históricos e culturais destes edifícios sejam resgatados, trazendo mais valor histórico para o município.

Estes seminários também foram criados na tentativa de despertar na sociedade empresarial e acadêmica da área de arquitetura e urbanismo um contato mais íntimo com o poder público, afim de que ambos podem fomentar a cultura e a valorização destes patrimônios, que por si só já enriquecem seu entorno – é possível acompanhar, através desse portal de imóveis, os valores de imóveis em áreas próximas à edifícios históricos- , pois por se tratarem de construções que necessitam de uma estrutura diferenciada, o investimento no arredores é intenso, diferente das áreas que não possuem esse tipo de edificação.

noticias doidas