Rondônia - 25 de Abril de 2018
Home / Notícias / Concursos / Epírito Santo – Veja o que cai na prova do concurso da Sedu

Epírito Santo – Veja o que cai na prova do concurso da Sedu

SEDU-ES-logaoA Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU) publicou edital para concurso para selecionar 1.178 novos Professores. Se você deseja realizar os testes, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila SEDU-ES

Para saber mais informações, veja a página do Concurso SEDU – ES.

Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: identificação de informações explícitas e implícitas; significado de palavras e expressões; distinção entre fato e opinião; tema do texto. Suporte, gênero e enunciador do texto; função sociocomunicativa de um gênero textual; Interpretação com o auxílio de material gráfico diverso; textos de diferentes gêneros. Relação entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou tema; intertextualidade. Coerência e coesão referencial e sequencial: relações entre as partes do texto; identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos; estratégias argumentativas; partes principais e secundárias no texto; relações de sentido entre recursos verbais e não verbais. relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido: efeitos de ironia ou humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada palavra ou expressão; exploração de recursos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos. Variação linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto; marcas linguísticas ou situações de uso que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

Conhecimentos Pedagógicos: 1. Aspectos Filosóficos da Educação: 1.1. O pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. 1.2. Tendências atuais: liberais e progressistas. 1.3. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar; 2. Aspectos Sociológicos da Educação: 2.1. As bases sociológicas da Educação, 2.2. A Educação como processo social, 2.3. As instituições sociais básicas, 2.4.Educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, 2.5. Desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. 2.6. Educação e Sociedade no Brasil.3. Aspectos Psicológicos da Educação: 3.1. A relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens; 3.2. A relação pensamento / linguagem a formação de conceitos; 3.3. Crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. 3.4. O desenvolvimento cognitivo e afetivo; 4. Avaliação: 4.1.. A avaliação como processo; 4.2. Avaliação do sistema educacional, avaliação institucional e o uso dos resultados da avaliação. 5. Didática; 5.1. A relação professor / aluno; 5.2. A função social do ensino; 5.3. Os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; 5.4. As relações interativas em sala de aula; o papel dos professores e dos alunos; 5.5. Organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; 5.6. A sala de aula e sua pluralidade; 5.7. Planejamento da ação didática: 5.8. Planos de curso, Aula e ensino. 6. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação: 6.1. A LDB atual, 6.2. O Estatuto da Criança e do Adolescente; 6.3. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. O Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo.

Critérios de desempate

Para todas as Disciplinas, na hipótese de igualdade de nota final, terá preferência, para fins de desempate, o candidato que:
– For idoso
– Obtiver maior nota na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos;
– Obtiver maior nota na Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos;
– Tiver maior idade, considerando dia, mês e ano;
Fonte: Nova Concursos

noticias doidas