Rondônia - 25 de Maio de 2018
Home / Notícias / Destaque / Guerra Mundial – Entre Paus e Pedras

Guerra Mundial – Entre Paus e Pedras

Einstein e Robert Oppenheimer, o principal cientista na criação da Bomba Atômica
Einstein e Robert Oppenheimer, o principal cientista na criação da Bomba Atômica

Expressão Livre, Por Cláudio Raposo – A Escalada dos conflitos internacionais está fomentando uma triste hipótese…

A 3º Guerra Mundial!

De acordo com o Americano Robert Farley, Especialista em Conflitos Internacionais, há vários fatores que podem contribuir para esta escalada, e cada um tem sua peculiaridade e seus interesses.

Pode-se começar falando dos Grupos Terroristas, que hoje estão tendo mais destaque na mídia Internacional, como é o caso do Estado Islâmico. Em reportagens recentes, pode-se observar que o Grupo Al Qaeda está em conflito com o Estado Islâmico, por não considerar este movimento Legítimo, e este conflito pode ter conseqüências com os países próximos onde estes grupos terroristas estão presentes.

Outro ponto seria a Coalizão que está sendo formada pelos EUA, Rússia e França para derrubar o Estado Islâmico, e com isso, haveria o embate na Síria, que seria outro ponto de conflito desta Coalizão, e após uma suposta extinção deste Grupo, a Síria provavelmente estaria sendo ocupada por esta Coalizão, e aí quem ficaria com as fatias do bolo?

Outra questão são os conflitos já existentes entre Índia e Paquistão, que podem ser ampliados caso haja atentados nestes países, e com isso aliados, estariam tomando suas posições, como no caso da Índia teria o apoio dos EUA e Paquistão da China.

Há também o conflito territorial entre Japão e China devido a Jogo Político entre as partes pelas Ilhas Senkaku/Diaoyu no mar da China Oriental. Os EUA são aliados do Japão, e com isso haveria motivos para um grande conflito.

E ainda há a crise na Ucrânia, onde de um lado a Rússia tem apoiado os separatistas e do outro a OTAN defendendo os interesses da Ucrânia. Neste caso específico, pode haver conseqüências graves.

O único alento é que a Alemanha aparentemente não está envolvida nestes conflitos.

No século passado, Albert Einstein disse: “Não sei com que armas a 3º Guerra Mundial será lutada, mas a 4º será entre Paus e Pedras”.