Rondônia - 20 de outubro de 2018
Home / Notícias / Colunas / Painel Político / SEDAM silencia sobre rompimento na barragem de Apertadinho; secretário vai para Paris

SEDAM silencia sobre rompimento na barragem de Apertadinho; secretário vai para Paris

alan alex painel politico

Coluna Painel Político, Por Alan Alex

Acidente causado por falhas grotescas no projeto destruíram mais de 1300 hectares de floresta, poluiu região e segue sem punição. Procurada, SEDAM silenciou

Estupidez

Já vi muita idiotice na minha vida, mas essa de propagar a idéia “não vamos eleger ninguém” foi a mais tosca dos últimos tempos. Algum sem noção resolveu acreditar que todos devem votar em branco ou simplesmente se abster nas eleições…então tá…acabou Jéssica?

Demorou

O governador Confúcio Moura após muitas idas e vindas finalmente enxergou a luz e decidiu exonerar o coronel bombeiro que comandava o DER, cujo maior feito foi criar a “Coordenadoria de Operações Aéreas” em um órgão que não tem nem uma asa delta. Provavelmente Lioberto Caetano deve assumir algum cargo na estrutura governista e vai cair no ostracismo, tal qual aconteceu com Míriam Spreáfico, Ricardo Sá, Basílio Leandro de Oliveira e outros. De qualquer forma, está fora!

Assume

Ezequiel Neiva, que foi deputado estadual entre 2007 e 2010 e não conseguiu se reeleger, apesar de ter tido votação expressiva nas eleições subsequentes. Por causa disso, conseguiu ser indicado para adjunto da Casa Civil, que é a mesma coisa que nada. Agora terá uma grande chance em sua vida, que pode lhe render uma carreira bem sucedida, ou o fundo do poço de uma vez por todas. O DER é uma pasta importante do governo e é só não se deixar levar pelas vaidades ou pelo papo furado de alguns deputados que a coisa vai funcionar. Mas em primeiro lugar ele deve pensar em prol da população do Estado que só quer uma coisa, estradas boas para trafegar. O resto é consequência. Então, vamos observar primeiro a composição de sua equipe. Melhor começar mandando logo o pelotão de bombeiros de volta para o quartel. Dizem que o DER tem mais bombeiro que Ji-Paraná.

Mariana é aqui!

Há 7 anos o rompimento de uma barragem da hidrelétrica de Apertadinho, em Vilhena, destruiu uma área de 1.324 hectares e até hoje ninguém foi punido. A SEDAM foi procurada pela reportagem da Folha de São Paulo na semana passada para falar sobre o assunto e ver quais as providências foram tomadas. Sabe o que eles responderam, governador? Nada. Na época, foi aplicada uma multa conjunta entre IBAMA e SEDAM de R$ 100 milhões, que até hoje não foi paga. Vistoria técnica feita à época indica que o acidente destruiu mata nativa e fauna em áreas de preservação permanentes, causou assoreamento e deposição de detritos no rio e erosão do solo, entre outros estragos. O acidente deu início a uma série de idas e vindas de decisões judiciais e a uma disputa que chegou até ao Congresso. Mas ninguém foi responsabilizado definitivamente pelos danos ambientais. E a obra segue parada. Dona do empreendimento, a concessionária Cebel (Centrais Elétricas Belém), representada pelo operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro, culpa as construtoras Schahin Engenharia e EIT pelos prejuízos. As empresas negam e afirmam que o acidente foi causado por falha no projeto, que não era de sua responsabilidade. Em 2009, o Ministério Público abriu uma ação civil pública contra a Schahin e a EIT, para que elas fossem obrigadas a recompor vegetação, solo e rio num prazo de cinco anos. O processo está parado, porque as empresas questionam a isenção do perito responsável pelo laudo que embasou a ação.

Sabe o que isso mostra?

Que o caso de Mariana possivelmente vai ter o mesmo desfecho. Vai rodar, vão apontar o dedo uns para os outros. Vão ser aplicadas multas, mas daqui a pouco é natal, ano novo e carnaval. Sabe quem se lascou? As famílias que perderam tudo. E o meio ambiente. Quer ler a reportagem da Folha sobre o caso? CLIQUE AQUI!

Enquanto isso

Vilson de Salles Machado, secretário da SEDAM vai viajar para Paris para acompanhar a conferência do Clima, que acontece entre os dias 2 e 11 de dezembro, para fazer companhia ao fiscal de postura da prefeitura de Porto Velho,Robson Damasceno Silva Júnior, que está cedido para o Estado e paga de “técnico”. O governador está cometendo um erro absurdo ao enviar Robson nesta viagem. Ele não é servidor do Estado e a SEDAM tem gente qualificada, comoValdir Harmatiuk, servidor de carreira e esse sim, especialista no assunto. Mas ele foi rifado. Não é amigo do peito…

Interessante

Que a prefeitura de Porto Velho não tem fiscais. O quadro está defasado, mas mesmo assim o fiscal Robson foi “gentilmente cedido” ao governo do Estado. Confúcio, aproveita que eles vão estar viajando e já exonera logo. Mas antes, é bom lembrar que a SEDAM deve celebrar um instrumento de acordo para fim de garantir o retorno do investimento feito (a viagem). Ou seja o servidor deve se comprometer a apresentar relatório circunstanciado de sua participação no evento, além da obrigação de reproduzir os conhecimentos no âmbitos da SEDAM. Do contrário, deverá ressarcir os valores das passagens e diárias. Ademais, deve existir um processo administrativo no qual deve ser destacada a motivação da despesa, a pertinência com os atributos do servidor e da oportunidade e conveniência da SEDAM. Em suma, deve restar comprovado o interesse público!

Para você saber

A SEDAM tem uma coordenadoria de educação ambiental. Lá tem um Grupo Operacional Transitório (GOT) também conhecido como “grupo de trabalho”. O grupo é composto por um coordenador (CDS 11), quatro sub-coordenadores (CDS 10), equipe técnica de 11 membros (CDS 9), apoio de 2 membros (CDS 8). Só que dessa turma toda aí, cerca de cinco apenas vão trabalhar todos os dias. Tem gente que não aparece há quatro meses.

Mas isso

O governador parece ignorar. Enquanto ele reclama dos comissionados, cuja ilustração utilizada por ele próprio foi uma mulher mamando na teta de uma vaca, a turma vai empurrando “portariado” para todo o lado. Abre o olho Confúcio, estão te fazendo de marido traído…Mas aqui a gente conta o chifre.

Adivinha quem é?

Ele tem cinco delatores acusando-o de corrupção; Tem a Procuradoria Geral da República em seu encalço pedindo mais de 100 anos de prisão; tem quatro contas na Suíça não declaradas; responde a cinco inquéritos no STF, e usa o cargo para obstruir a ação penal e continua solto?

Tudo parado

Além da SEDAM, que não funciona como deveria, nós aqui em Porto Velho estamos com outros problemas criados pelo governo do Estado. A reforma do ginásio Cláudio Coutinho é um deles. Se arrasta há meses e não avança. Também temos as obras no Estádio Aluízio Ferreira, fechado há anos e também emperrado. O Parque dos Tanques virou uma coisa que ninguém sabe direito para que serve. O governo acabou com a Expovel e agora patina, tentando coisa ou outra, e claro, não poderíamos esquecer do Espaço Alternativo, obra que rendeu até cadeia, mas também não é concluída.

Também temos

Problemas relacionados à prefeitura. No último domingo estava andando pela cidade e me deparei com dois conjuntos habitacionais populares que estão ocupados, mas estão longe de estarem com suas obras concluídas. Um deles fica na Avenida José Vieira Caúla e virou uma favela verticalizada, cuja energia elétrica é clandestina, assim como a água. O local é precário e é um absurdo que tenham pessoas vivendo naquelas condições. Realmente a coisa está sem controle.

Conheça 5 maus hábitos responsáveis pelo desgaste precoce do carro

O Grupo LF (Mitsubishi, Citroen e Peugeot) alerta para alguns maus hábitos dos motoristas que terminam danificando os veículos. Circular com combustível na reserva – Deixar o tanque de combustível atingir a reserva e ainda rodar com ele pelas ruas, oferece diversos riscos ao motorista. Entre eles estão à pane seca – quando o motor apagar por falta de combustível  – e a queima do motor da bomba elétrica de combustível; Manter o pé na embreagem ao longo do percurso – Este vício do motorista é muito arriscado, pois reduz a vida útil do conjunto disco, platô e rolamentos;  Raspar rodas no cordão da calçada – A falta de atenção ao estacionar ocasiona não só o prejuízo estético ao automóvel, como também danos à roda e à banda lateral do pneu; Movimentar a direção com o veículo parado ou com as rodas travadas – Além de desnecessário, esse hábito também sobrecarrega o sistema hidráulico de direção; Passar emquebra-molas na diagonal – Prática muito realizada por donos de carros rebaixados para não “raspar” a lataria, é considerada pelos especialistas, um “tempo perdido”.

Deu ruim

O pecuarista e empresário José Carlos Bumlai, amigo pessoal do ex-presidente Lula acordou com a Polícia Federal na porta de seu apartamento em Brasília nesta terça-feira. Foi preso na Operação Passe Livre, 21ª fase da Lava-Jato e deixou os petistas com as barbas de molho, literalmente. Bumlai sabe demais e vinha repetindo há tempos que não aguenta cadeia nem pressão, “entrego todo mundo antes de pousar em Curitiba”, dizia. Ele foi acusado pelo lobista Fernando Baiano como intermediário em contratos envolvendo a Petrobrás e segundo a PF, usava a amizade com Lula para vender favores. Vai feder…

Reflexo da pesquisa

Dia desses publicamos que a Eletrobrás Distribuição Rondônia havia ganho um “prêmio índice de satisfação da ANEEL”, após uma “pesquisa” feita pela agência com consumidores que estavam satisfeitíssimos com o trabalho da empresa. Não é brincadeira, CLICA AQUI para ver. A Eletrobrás deve ter acreditado nessa palhaçada e em parceria com a generosa ANEEL vai brindar os consumidores rondonienses com um singelo reajuste de 13,4% nas contas de energia a partir do dia 30 deste mês. Se você estava pensando em decorar sua árvore de natal com muitas luzes, apague essa idéia…seu bolso agradece.

Horror

Um homem-bomba se explodiu na frente do ônibus com os seguranças do presidente daTunísia, Beji Caid Essebsi. Vítimas contabilizadas até o momento: 12 mortos e 17 feridos. Ninguém ainda reivindicou o atentado, mas é muito provável que tenha sido o Estado Islâmico, responsável por dois atentados no país, só neste ano: o que matou 21 turistas num museu, em março, e outros 38 num balneário, em junho. No Egito subiu para seis o número de vítimas em decorrência do atentado em um hotel em El-Arish, no norte da Península do Sinai, mesma região em que um avião russo foi derrubado. O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque. Entre os mortos estão dois juízes, três policiais e um civil. Ao menos 12 pessoas ficaram feridas.

Clínica Mais Saúde informa – Religião e espiritualidade previnem doenças mentais

Religião e espiritualidade têm implicações significativas na prevalência, no diagnóstico, tratamento e até na prevenção de doenças mentais. É o que diz a Associação Mundial de Psiquiatria (WPA, na sigla em inglês). De acordo com um documento assinado pela WPA, nas últimas décadas houve uma crescente conscientização sobre a relevância da espiritualidade e da religião no que se refere a problemas de saúde mental. Os mais de 3.000 estudos analisados sobre o assunto indicam que a religião e a espiritualidade impactam na qualidade de vida e na sociabilidade, o que ajuda no combate ao stress causado por perdas, à depressão, na prevenção do suicídio e na recuperação de suicidas. Por outro lado, a falta da espiritualidade ou uma visão distorcida dela pode piorar quadros depressivos e aumentar o risco de transtornos mentais e abuso de substâncias ilícitas. Os recursos espirituais e religiosos avaliados nos estudos variaram — crer ou não em Deus ou em um poder superior, participar de programas de meditação e de perdão espiritual.

Fonte: Painel Político