Rondônia - 17 de julho de 2018
Home / Notícias / Concursos / Veja o que cai na prova do concurso do IFRO

Veja o que cai na prova do concurso do IFRO

IFRO-logao-300x147O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou dois editais de concurso que somam 103 vagas para candidatos de níveis médio/técnico e superior. Se você vai participar dos testes, veja o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você!

Garanta a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila IFRO

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso IFRO!

Língua portuguesa: Leitura e compreensão de textos. Ortografia oficial. Divisão silábica. Acentuação gráfica e crase. Emprego das classes de palavras. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe do período simples e composto. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Estilística: figuras de linguagem.

Raciocínio lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Princípio fundamental de contagem. Análise combinatória. Probabilidade. Porcentagem. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Informática: Informática: Sistema Operacional Windows, 7 (seven), Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office 2010 (Word, Excel, PowerPoint), Internet, Anti-vírus. Redes de computadores e a internet. Hardware – Componentes de microcomputadores. Nomenclatura e função dos hardwares do computador.

Legislação: Constituição da República Federativa do Brasil 1988: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto / Capítulo IV – Da Ciência e Tecnologia / Capítulo VII – Da Administração Pública. Lei nº 8.069, de 13/7/1990: Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Lei nº 8.112, de 11/12/1990: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais. Decreto nº 1.171, de 22/6/1994: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Lei nº 9.394, de 20/12/1996 e suas alterações: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 11.892, de 29/12/2008: Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Lei nº 11.091, de 12/1/2005 e suas alterações: Estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Resolução nº 55/CONSUP/IFRO, de 11/12/2014: Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Quadriênio 2014-2018, disponível no site do IFRO: . Resolução nº 21/CONSUP/IFRO, de 21/6/2011: Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, disponível no site do IFRO.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira as suas no edital!

Critérios de desempate

Na classificação final, dentre candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência, na ordem de posicionamento:
– Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição neste concurso
– Candidato que obtiver maior nota na prova objetiva, área de Conhecimentos Específicos;
– Candidato que obtiver maior nota na prova objetiva, área de Língua Portuguesa;
– Candidato com maior idade
Fonte: Nova Concursos