Home / Notícias / destaque / IFRO é instituição de ensino de qualidade

IFRO é instituição de ensino de qualidade

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)não pactua, e repudia veementemente, quaisquer atos de perseguição ou coerção à livre manifestação por parte de servidores, alunos ou comunidade externa.

O Código Disciplinar Discente (CDD), que tem gerado questionamentos, foi aprovado pelo Conselho Superior do IFRO, ainda em 2014. A atual gestão, conforme já informado a toda a comunidade acadêmica do Instituto, percebeu a necessidade de reformulação do CDD. Para isso, já foi designada Comissão com representantes de todos os Campi, que ouvirá alunos, servidores e gestores do Instituto sobre as alterações necessárias ao documento, de forma a contemplar a realidade de todo o público atendido pelo IFRO.

De modo a reforçar a postura da atual gestão do IFRO pelo apreço à democracia e à gestão participativa, foram realizadas consultas à comunidade acadêmica para criação, reestruturação e/ou efetivação de comissões e órgãos de apoio à gestão (ouvidoria, serviço de informação ao cidadão, conselho de ensino, pesquisa e extensão, comissão permanente de avaliação, comissão permanente de pessoal docente e de pessoal técnico, dentre outras) e escolha de diretores-gerais por servidores e alunos, mesmo nosCampi onde não havia essa obrigação.

Além disso, a atual administração também tem intensificado a capacitação de servidores, docentes e técnicos, nas diversas áreas de atuação do Instituto, de modo a promover maior eficiência àsações administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando o alcance das metas e objetivos institucionais, atendendo com mais eficiência as demandas da comunidade.

Todas essas ações visam à criação, em todo o IFRO, de um ambiente institucional saudável e propício ao ótimo desenvolvimento das atividades administrativas e do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo na comunidade acadêmica e externa o sentimento de pertencimento e de apropriação da instituição.

Por meio de sua ouvidoria, o IFRO possui canal aberto com toda a comunidade, no intuito de ouvir sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias. O acesso a esse serviço pode ser obtido diretamente no site do Instituto (www.ifro.edu.br).