Rondônia - 22 de Maio de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / BR-364 é desbloqueada por manifestantes em Nova Mutum

BR-364 é desbloqueada por manifestantes em Nova Mutum

25112015-200322-br_liberada

Nova Mutum, RO – A BR-364 foi desobstruída por volta das 17h20min desta quarta-feira, depois de 15 horas fechada por um protesto do Movimento de Atingidos pelas Barragens (MAB), no km 820 próximo à entrada da usina de Jirau, sentido Rio Branco. Com a intervenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestanets abriram a rodovia e caminharam até Nova Mutum.

O engarrafamento no local chegou a cinco quilômetros nos dois lados. Depois de acordo e reunião marcada com representantes de Jirau o MAB decidiu terminar o protesto. O fechamento teve início às 4h15min e inicialmente seria apenas uma manifestação rápida, mas os manifestantes decidiram pelo fechamento total da via.

O protesto foi contra descumprimento de condicionantes estabelecidas na Licença Prévia (LP) concedida pelo IBAMA à concessionaria responsável pela Usina Hidrelétrica de Jirau. O MAB denuncia que entre as condicionantes descumpridas estão o remanejamento e/ou indenização de todas as propriedades urbanas e rurais atingidas pela barragem, e o estabelecimento das condições sociais mínimas, como escolas e postos de saúde, para as comunidades remanejadas.

Fonte: Jaru Online