Rondônia - 18 de outubro de 2018
Home / Notícias / Concursos / Pará – O que cai na prova: Prefeitura de Abaetetuba

Pará – O que cai na prova: Prefeitura de Abaetetuba

abaetetuba-logaoA Prefeitura de Abaetetuba, no interior do Pará, abriu mais de 1.000 vagas de concurso para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Se você deseja participar do certame, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Abaetetuba – PA.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Abaetetuba – PA.

Matérias comuns a todos os cargos, de todos os níveis:

Atualidades: Conhecimentos de assuntos atuais e relevantes nas á reas da polí tica, economia, transporte, sociedade, meio ambiente, educação, ciência, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança pública, energia, relações internacionais, suas inter-relações e vinculações históricas.

Legislação: Lei Orgânica do Município de Abaetetuba de 23 de Março de 1990. Lei Nº 39/91, de 13 de Dezembro de 1991 – Regime Jurídico Único dos Servidores Civis do Município de Abaetetuba.

Matérias comuns aos cargos de níveis fundamental e médio:

Português: Compreensão de texto. Ortografia: acentuação, emprego de letras e divisão silábica. Pontuação. Classes e emprego de palavras. Gênero e número dos substantivos. Coletivos. Sintaxe da oração. Concordância. Significado das palavras: sinônimos, antônimos, denotação e conotação.

Matéria comum aos cargos de nível fundamental:

Matemática: Conjuntos numéricos. Números naturais, inteiros, racionais e reais. Operações com conjuntos. Fatoração e números primos: divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Razões e proporções: regras de três simples e composta. Porcentagem e divisão proporcional. Sistemas lineares: equações e inequações. Noções de geometria: retas, ângulos, paralelismo e perpendicularismo, triângulos e quadriláteros. Teorema de Pitágoras. Sistemas de medidas: tempo, massa, comprimento, área, volume etc. Perímetro e área de figuras planas, volumes de sólidos.

Matéria comum aos cargos de nível médio:

Matemática: Razão, proporção; regra de três simples e composta, porcentagem; juros compostos. Tratamento da Informação: Leitura e interpretação de dados em tabelas e grá ficos. Média, moda e mediana. Desvios, Aná lise combinató ria, Probabilidade, Progressão Aritmé tica, Progressão geomé trica; Conjuntos (problemas).

Matérias comuns aos cargos de níveis médio e superior:

Informática: Sistema operacional e ambiente Windows Vista e Windows 7. Edição de textos, planilhas e apresentações utilizando Microsoft Word, Excel e Power Point (versões 2003 e 2007) no ambiente Windows. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.

Matéria comum aos cargos de nível superior

Língua portuguesa: Obs: O candidato deverá considerar a nova Reforma Ortográ fica contida no Decreto n.o 6.583, de 29 de setembro de 2008. Compreender e interpretar textos. Níveis de Linguagem na modalidade oral e escrita. Fenômenos Semânticos: Sinonímia, Antonímia, Polissemia, Ambiguidade, Homônimos e Parônimos. Ortografia Oficial. Coerência Textual. Coesão Textual. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Classe de Palavras. Colocação pronominal. Pontuação. Figuras de Linguagem. Acentuação grá fica. Emprego da crase.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Critérios de desempate

Apurado o total de pontos que compõe a Nota Final, na hipótese de empate entre os candidatos, serão adotados os seguintes critérios de desempate na respectiva ordem:
– For mais idoso, desde que tenha idade igual ou superior a sessenta anos
– Obtiver maior nota na Prova de Conhecimentos Específicos, quando for o caso;
– Obtiver maior nota na Prova de Língua Portuguesa;
– Obtiver maior nota na Prova de Legislação;
– Obtiver maior nota na Prova de Matemática e Raciocínio Lógico, quando for o caso;
– Obtiver a maior nota na Prova de Matemática, quando for o caso;
– Obtiver a maior nota na Prova de Informática, quando for o caso;
– Obtiver a maior nota na Prova de Atualidades;
– Obtiver maior nota na Prova de Títulos, quando for o caso;
– Possuir a maior idade, considerando o dia, mês e ano de nascimento

Fonte: Nova Concursos