Rondônia - 23 de Abril de 2018
Home / Notícias / Sudeste / Espírito Santo / PF desarticula fornecimento de atestados médicos falsos

PF desarticula fornecimento de atestados médicos falsos

26-11-15 (3)Vila Velha, ES – A Polícia Federal, em atuação com a Força Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal, desencadeou nesta quinta-feira, 26/11, a Operação Talante, a qual desarticulou  esquema de fornecimento indiscriminado de atestados médicos, ideologicamente falsos, em Clínica Médica situada no bairro Bela Aurora, no município de Cariacica/ES.

O esquema consistia em fornecimento de atestados médicos mediante pagamento de R$ 50,00 (cinquenta reais), sem a realização de consulta.

Os atestados eram apresentados perante à Previdência Social para manutenção de benefícios irregulares, como também em estabelecimentos privados. Além disso, servidores públicos de escolas municipais, estaduais e até de prefeituras utilizavam os atestados falsos para justificarem afastamentos ao trabalho.

Somente em um benefício previdenciário, que era mantido de forma irregular mediante apresentação de atestado e procuração falsos, houve prejuízo efetivo de 177.615 mil reais para a Previdência Social, sendo que o prejuízo estimado caso não fosse identificada e estancada a fraude, chegaria a um total de quase meio milhão de reais somente nesse benefício.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão na Grande Vitória e em Guarapari, e 3 mandados de intimação, tanto na clínica, como nos órgãos públicos vítimas do esquema fraudulento. Participaram da Operação 38 policiais federais e dois servidores da Previdência Social.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de falsidade de atestado médico, falsidade ideológica e uso de documento falso, cujas penas variam de 1 a 5 anos de reclusão.

A investigação segue apurando a participação dos médicos que assinaram os atestados e que atuam na Clínica Médica investigada.

noticias doidas