Rondônia - 21 de Maio de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Porto Velho foi a única capital a se manter com nota zero em transparência no Brasil

Porto Velho foi a única capital a se manter com nota zero em transparência no Brasil

mauroviski_1

Porto Velho, RO – Em maio deste ano, a CGU (Controladoria-Geral da União) divulgou os primeiros números referente ao “Escala Brasil Transparente”, que levanta dados sobre como as gestões estaduais e municipais lidam com a publicidade dos gastos públicos.


Ranking entre capitais

Naquela oportunidade, Porto Velho já figurava entre os piores do País no quesito transparência, com nota zero.

Desta vez, na 2ª avaliação feita pelo “Escala Brasil Transparente”, Porto Velho manteve a posição, sendo o pior avaliado entre todas as capitais brasileiras. O único município de Rondônia a melhorar foi Monte Negro, que passou da nota 1,94 para 6,81, com saldo positivo de 4,87.

Apenas o Município de Monte Negro melhorou pontuação desde o último levantamento

Porto Velho: única capital do Brasil a se manter com nota zero

Na ocasião do primeiro estudo, além de capital rondoniense, receberam nota zero os municípios de São Luís, do Maranhão, e Macapá, do Amapá. Ambos melhoraram suas notas significativamente após a publicação dos demonstrativos da CGU.

São Luís saltou de zero para 9,58 em avaliação, figurando como a sétima administração mais transparente, enquanto Macapá saiu da mesma faixa para 6,11, alcançando a 18ª posição.

Apenas a gestão do atual prefeito Dr. Mauro Nazif (PSB) não fez absolutamente nada para melhorar o posicionamento de Porto Velho no ranking.

Rondônia também amarga péssima posição

O Estado de Rondônia, comandado pelo governador Confúcio Moura, do PMDB, também está muito mal colocado quando o quesito é transparência em dados e gastos públicos. Na segunda rodada “Escala Brasil Transparente”, apareceu 21º lugar, com nota 4,44.

Clique aqui para ver o relatório estadual

Fonte: Rondoniadinamica