Rondônia - 23 de outubro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Professora de Jaru tem artigo científico aprovado pelo Congresso Internacional de Educação Física

Professora de Jaru tem artigo científico aprovado pelo Congresso Internacional de Educação Física

2-2

Jaru, RO – A professora jaruense Daniela de Lima Campos estará representando o município de Jaru e o Estado de Rondônia na 31ª edição do Congresso da Federação Internacional de Educação Física (FIEP, na sigla em Inglês) que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2016 em Foz do Iguaçu (PR). Na oportunidade, será apresentado o artigo científico “A Importância do profissional de Educação Física na Organização e Realização de Eventos Esportivos na Área Social”.

Para comprovar e valorizar o tema, foi executado um evento que trata de uma experiência na educação física de acordo com o projeto: I Educação Física em Ação, executado no município de Jaru, em forma de “Torneio Solidário” na modalidade de futsal, no dia 30 de outubro, na quadra poliesportiva da escola estadual Plácido de Castro no ano de 2015. Para executar o projeto, a professora buscou parcerias com órgãos públicos, empresas e várias instituições, entre elas, Ordem de Advogados do Brasil subseção-Jaru, Igreja Presbiteriana Renovada, Conselho Federal de Educação Física e profissionais de Educação Física, Prefeitura de Jaru, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Direção e funcionários da escola Plácido de Castro, Wagner Melo, voluntários, acadêmicos de Porto Velho e de Jaru, escolas públicas e particulares, além da imprensa.

O evento contou com 52 equipes de 12 a 18 anos, nas categorias infantil e juvenil feminino e masculino, arrecadando alimentos não perecíveis, sendo revertidos para os alunos do programa de integração AABB Comunidade de Jaru, beneficiando crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos em estado de vulnerabilidade social. No artigo científico foi relatado de modo sucinto as experiências a partir da Organização e Realização do Evento; o projeto I Educação Física em Ação foi pautado na ética profissional e prestação de serviços de qualidade, focando na superação de desafios e necessidades sociais.

A autora do projeto acredita que a execução do mesmo demonstrou, através de ações concretas, a importância do profissional de Educação Física na organização de eventos esportivos que proporcione a interação entre todas as classes através do esporte. “O profissional de Educação Física atende as necessidades da sociedade desenvolvendo projetos com qualidades, principalmente respeitando as individualidades biológicas do ser humano e valorizando a vida”, declarou.

O artigo elaborado pela professora jaruense e que culminou com a realização do projeto Educação Física em Ação será publicado em Edição Especial da Revista CientíficaInternacional da FIEP, de nível internacional, no Volume 86 – “FIEP BULLETIN (Four Language Edition: Inglês, Francês, Espanhol e Português)”, publicada desde 1931 e enviada para 129 países. Trabalhos classificados como Temas Livres Orais e Pôsteres/Painéis, serão publicados na Edição Especial – 1º Volume. Os Artigos que forem apresentados serão publicados na Edição Especial – 2º Volume. A FIEP também terá o direito de publicar todos os trabalhos aprovados em CD-ROM e no Boletim Virtual da FIEP.

Para aprovação do artigo científico, teve que cumprir as exigências da comissão científica do congresso, inclusive enviando todas as traduções em português, inglês, espanhol e francês. Para tradução a professora contou com apoio de um professor de Maceió e orientação do profissional Silviano Rodrigues.

Daniela de Lima Campos que é habilitada em Educação Física e inscrita no Conselho Federal CONFEF/CREF pelo N° 001511-G/RO, agradeceu aos familiares, amigos e todos que acreditaram e deram oportunidades para ela. “É uma honra ter a oportunidade de representar a classe de professores, em especial os meus companheiros de Educação Física e comunidade jaruense”, comemorou.

3-2

Fonte: A noticia Mais