Rondônia - 25 de Abril de 2018
Home / Notícias / destaque / Foi a quinta-feira negra: Nove mortos na BR 364 num só dia

Foi a quinta-feira negra: Nove mortos na BR 364 num só dia

familia extintaColuna Opinião de Primeira, Por Sérgio Pires – Superou todos os limites suportáveis, o que está acontecendo na BR 364, principalmente no trecho em que ela atravessa Rondônia e vai até o Acre. Num só dia nessa semana, a quinta-feira negra, nove pessoas morreram  em três acidentes. Entre as vítimas, oito ainda podem ser consideradas jovens. Pelo menos três crianças, uma delas com pouco mais de um ano de vida, também pereceram nas colisões. Morreram pais, mães, filhos, amigos, sobrinhos, tios. Rondônia ficou enlutada com tanto sangue na sua principal rodovia. Sangue na destruição de um carro onde cinco morreram, após colisão frontal com um caminhão. Outros três, mais uma família, em outra batida contra um desses gigantes do transporte. A nova vítima foi um caminhoneiro. Os primeiros dois acidentes fatais, ocorridos com uma hora de diferença, que vitimaram oito pessoas (três delas crianças muito pequenas), foi no tenebroso trecho entre Presidente Médici e Cacoal. O último, cinco horas depois, foi em Itapuã do Oeste.  Mas as mortes têm sido comuns em Vilhena, em Pimenta Bueno, em Cacoal, em Ji-Paraná, em Ariquemes, em Itapuã, em Porto Velho e seus distritos e até quando a 364 atravessa para o Acre. No Estado vizinho, ela também mata. Menos do que em Rondônia, mas mata muita gente.

O luto se espalha pelo Estado, por causa da BR e seus perigos; pelos motoristas que arriscam a vida, andando em alta velocidade; pelos caminhoneiros que dirigem horas e até dias sem parar, à base de comprimidos que não os deixam dormir, mas que, em muitos casos, são fatais. Há vários motivos para tantas mortes. Mas sem dúvida, a principal delas é a pista única, estreita, cheia de curvas, buracos e armadilhas.  Enquanto  não for duplicada, a 364 continuará sendo a estrada que, infelizmente, tem se tornado o caminho mais curto para a morte.

 

APOIO INIMAGINÁVEL

A boataria política anda cada vez mais intensa, nos bastidores. A última que surgiu é que o prefeito Mauro Nazif poderia ter, na sua busca pela reeleição, o apoio inimaginável do PSDB. Alguém acredita numa coisa dessas? Mas como em política não há absurdo que não possa ocorrer, a história tem se espalhado entre comensais e  gente que adora passar o dia (até porque tem tempo), falando sobre esses caminhos escabrosos dos acordos partidários. Na vida real, é que o PSDB nacional exige uma candidatura própria em Porto Velho e que o nome que o partido mais tem investido é o de Mariana Carvalho. Se ela cair fora, o partido quer outro nome para concorrer.

 

OS QUE VÃO E OS QUE NÃO VÃO…

Na Assembleia Legislativa , vários deputados andam de olhos em 2016. Não se sabe se todos sairão candidatos, mas os suplentes já estão na torcida. Alguns dos que podem entrar na briga peloas Prefeituras; Adelino Follador (Ariquemes);  Lúcia Tereza (Espigão do Oeste); Laerte Gomes (Ji-Paraná);  Léo Moraes, Ribamar Araújo, Hermínio Coelho e Aélcio da TV (Porto Velho); Glaucione Rodrigues (Cacoal).  Já decidiram que não sairão: Cleiton Roque (Pimenta) e Dr. Neidson (Guajará Mirim) e Luizinho Goebel (Vilhena). Muitos decidirão só na última hora….

CONVERSAS NA MADRUGADA

Madrugador, Confúcio Moura faz suas caminhadas pelas principais ruas da cidade. Num dia dessa semana, foi visto na Sete de Setembro, onde mais tarde inauguraria o Tudo Aqui (Shopping Cidadão),  fazendo seus exercícios usando uma vistosa camiseta do Flamengo, o time de maior torcida do Brasil. É  um político diferente. Prefere dormir cedo (sua agenda noturna é muito rara), mas antes do sol nascer já está ativo. De vez em quando, encontra pelas ruas outros madrugadores como ele e, quando  acha um bom papo, não o dispensa.  A manhã de Confúcio é extremamente produtiva. Depois do anoitecer, suas aparições públicas são raras.

 

CONFÚCIO NO ACRE

Por falar em Confúcio, pode ir ao Acre, nessa segunda feira, como convidado especial do governador Jorge Viana, para participar da inauguração de um frigorífico em Brasiléia. Outros seis governadores da região foram convidados. É certa a presença do ex presidente Lula. A Presidente Dilma ainda não confirmou. O governo e seus aliados estão preocupados em criar uma agenda positiva, nesses tempos duros e escuros para o PT e seus parceiros. A inauguração de uma indústria num Estado pobre e periférico como o Acre, se encaixa neste contexto, pelos benefícios que trará.  No CPA/Palácio Rio Madeira, até ontem não havia informação oficial se Confúcio iria ou não ao evento.

 

JOVENS EMPRESÁRIOS

Já o chefe da Casa civil, Emerson Castro, foi homenageado nesta semana no Rio de Janeiro, Fundador da entidade que reúne jovens empresários do Estado, ele recebeu na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro , um  prêmio por sua atuação como fundador e primeiro líder da entidade em Rondônia. A comenda foi entregue pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, nesta semana. Emerson aproveitou sua estada no Rio de Janeiro para conviver algum tempo com seu irmão Alyson, cantor que está fazendo grande sucesso nos palcos cariocas.

 

PERGUNTINHA

Com a família Sarney abrindo outro tentáculo, dessa vez através de Fernando, filho do senador e ex presidente, também chamado de Imperador do Maranhão, a CBF agora  ficará em boas mãos?

noticias doidas