Rondônia - 24 de Maio de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Lançamento de selo e carimbo marcam comemoração dos 40 anos de fundação da PM

Lançamento de selo e carimbo marcam comemoração dos 40 anos de fundação da PM

40_anos_97-570x380Porto Velho, RO – Mesmo com a forte chuva que caiu sobre Porto Velho na tarde da última quinta-feira (26), a Polícia Militar realizou formatura geral para comemorar os 40 anos de criação no Estado de Rondônia.  Na solenidade, o comandante-geral, coronel Nilton Gonçalves Kisner, fez a entrega das Medalhas Forte Príncipe da Beira e dos 40 anos da instituição. No encerramento, houve também o lançamento do selo e carimbo comemorativos à data.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rowilson Teixeira; o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antonio Reis; entre outras autoridades participaram do evento.

Na Ordem do Dia, que é a mensagem da Polícia Militar lida pelo  o comandante-geral, foram lembrados os pioneiros integrantes da extinta Guarda Territorial. A Polícia Militar esteve presente em todos os momentos da história, ajudando a construir o alicerce do que é hoje o Estado de Rondônia. O coronel Kisner agradeceu à sociedade rondoniense, observando a participação de todos na construção da Polícia Militar. “Caro cidadão, você é a razão de existir da Polícia Militar, pois sem o povo não há polícia, e sem a polícia não há povo, não há cidadania, portanto, muito obrigado pela confiança em nós depositada”.

Dizendo que o momento era de agradecimento, o coronel Kisner lembrou as autoridades constituídas.  “Obrigado pelo respeito atribuído à nossa Corporação, isso nos faz ainda mais zelosos em nossa missão constitucional. E a cada policial militar, do mais moderno ao mais antigo, sendo comandante ou comandado, que ajudaram a construir essa história no decorrer do tempo; e aos que hão de vir, que sejam sempre comprometidos, fortes, destemidos e leais aos valores da briosa Polícia Militar”.

HISTÓRIAS DE HOJE E AMANHÃ

Em sua fala, o comandante disse que “no passado, podemos incluir todos aqueles valorosos pioneiros, que deixaram sua terra natal, com coragem e determinação para servir e proteger num local ainda desconhecido. Pessoas estas, a quem nós rendemos nossas sinceras homenagens, pois foram elas que depositaram aqui todos os sonhos, suor e algumas vezes sangue (no caso dos que tombaram no exercício do dever), sacramentado o seu juramento de servir e proteger, mesmo com o risco da própria vida, para que hoje, tivéssemos indelével nossa Polícia Militar do Estado de Rondônia, instituição forte e respeitada diante dos Poderes Constituídos”.

Sobre o hoje, ele afirmou que “com 40 anos de história, temos uma Corporação jovem em relação à de outros estados, porém, que não deixa nada a desejar, pois somos reconhecidamente uma instituição respeitada no cenário nacional, pelo fato de muitos de nossos militares serem mobilizados a atuar com galhardia em outros estados por meio da Força Nacional ou mesmo na condição de instrutores ou coordenadores de curso junto à Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública], elevando sempre o bom nome de nossa Instituição. Motivo este, que nos enche de orgulho, em envergar tão honroso uniforme, pois onde tocar o solado do coturno de um policial militar, este de cabeça erguida poderá dizer: eu pertenço à Polícia Militar do Estado de Rondônia”.

Para o comandante-geral da PMRO, o amanhã “começa com a construção do futuro, com a junção dos esforços de todos. Manter a esperança de dias melhores, com a certeza de que a tríade de valores, cultivada por este comando em relação aos seus  subordinados – humanização, a harmonia e a valorização profissional – implicará em melhor prestação de serviço ao povo, e assim nossa Corporação continuará, 40 anos mais, servindo e protegendo a sociedade rondoniense, “porque também somos destemidos pioneiros”.

SELO

O selo lançado pelos Correios destaca em primeiro plano a logomarca dos 40 anos de fundação da PMRO.  O carimbo circulará nas correspondências postadas na agência Central de Porto Velho pelo período de 30  dias. O lançamento foi conduzido pelo diretor  regional dos Correios, Sergio Simão de Araujo; e a primeira peça comemorativa foi carimbada pelo desembargador Rowilson Teixeira; a segunda pelo secretário Antonio Carlos dos Reis; e a terceira pelo coronel PM Kisner.