Rondônia - 12 de novembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Agência Estadual de Vigilância em Saúde capacita profissionais da radiologia em Rondônia

Agência Estadual de Vigilância em Saúde capacita profissionais da radiologia em Rondônia

SEMINARIO_AGEVISA_30112015_FOTOS_MAICONLEMES-11-570x380

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) está promovendo nesta semana capacitação para profissionais que trabalham com radiações ionizantes: radiologia computadorizada  – imagens digitalizadas (CR) e direto  – e imagens eletrônicas (DR). O treinamento teve início nessa segunda-feira (30) e se estenderá até sexta-feira (4), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

Para ministrar as palestras, a Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) enviou dois profissionais da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, Fabiana Petrocelli; e o físico João Henrique Campos. Pelo menos 70 profissionais estão participando, entre técnicos da Bahia, de Roraima, do Acre e de Tocantins.

Em Rondônia, foram disponibilizadas vagas para os municípios de Cacoal,  Jaru, São Francisco do Guaporé entre  outros onde há equipamentos de radiação ionizante.

O coordenador do Núcleo de Radiações Ionizantes da Agevisa, Leonir Lobo, destacou que a prática da medicina nuclear vem sendo empregada em Rondônia com muita intensidade, principalmente devido ao tratamento de câncer, o que exige dos profissionais maior conhecimento, inclusive para a melhoria da segurança. Segundo ele, esta é a primeira vez que a Anvisa manda para Rondônia profissionais de alto nível para capacitar técnicos locais. O curso inclui visitações e práticas em equipamentos do Hospital de Base e do Daia, centro de diagnóstico da iniciativa privada que fez parceria com o Governo do Estado.