Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 31:17 – Cinge os lombos de força e fortalece os braços

Provérbios 31:17 – Cinge os lombos de força e fortalece os braços

Grandes mulheres continuam melhorando. Elas sabem que tomando cuidado excepcional exige muito esforço e, por isso, elas se preparam para isso. Uma mulher virtuosa não fica satisfeita com as suas habilidades, aparência ou realizações, ela continuamente se esforça para melhorar em todas as áreas da sua vida. Ela não descansa na sua busca pela excelência. Ela leva a sério o seu papel e tem a intenção de ser a melhor.

A produtividade de uma mulher virtuosa é fantástica. Mulheres desmaiam quando leem a descrição dela. Mas aqui nós vemos o comprometimento dela para um esforço enérgico e trabalho diligente. E toda mulher que queira agradar a Deus e aos homens deve se empenhar em buscar muita energia e força também. Esposa e mãe não são papéis confortáveis e fáceis, quando adequadamente realizados.

Preste atenção nas figuras de linguagem. Cingindo com força é abraçar algo para torná-lo forte e pronto para ação. Exercícios abdominais fortalecem os quadris da mulher, a área entre suas costelas e quadris. Os exercícios “Kegel” fortalecem o músculo PC envolvendo seus quadris. Os dois exercícios fazem parte do dia da mulher virtuosa, mas a metáfora e a sinédoque da primeira parte da sentença têm como objetivo fortalecer toda a sua pessoa. Exercícios abdominais não são suficientes!

A prática de exercícios manterão os braços de uma mulher firmes e bem configurado, mas a sinédoque da segunda frase também se refere ao seu corpo como um todo. Seus quadris, o centro da força física e os seus braços, as ferramentas úteis de uma mulher trabalhadeira, são partes importantes do corpo e usados para representar a pessoa como um todo: corpo, mente e alma.

Uma grande mulher se esforça por excelência. Ela tem motivação, energia, força e zelo. Ela não levanta vagarosamente para com sonolência fazer por fazer novamente. Ela levanta com uma nova disposição para a vida e pretende ser melhor hoje do que ela foi ontem. Ela toma as medidas necessárias para identificar, desenvolver e preservar as sua habilidades. Ela deseja aumentar as suas habilidades femininas.

Muitas mulheres “excelentes” antecipam a saída do marido para o trabalho e as crianças para a escola, para que seu dia flua tranquilamente. Com as utilidades economizadoras de trabalho da nossa sociedade moderna, ela pode reduzir o seu ritmo ao nível de 30% da sua capacidade com frequentes atividades aprazíveis e, mesmo assim, terminar o seu serviço. Que Deus não permita que isso seja realidade! A mulher virtuosa, numa mesma situação, usa a ausência do marido e dos filhos para engrenar um ritmo correspondente a 100% da sua capacidade e realizar o trabalho de três mulheres. Ame-a!

Neste caso não é Deus quem está fortalecendo os seus quadris e braços; ela faz isso por si só. Não seja um fatalista à espera de melhorias; assuma o controle e melhore a si mesma! Ela lê, fala com outras pessoas, muda sua rotina, adquire invenções engenhosas, reorganiza os deveres de casa, e toma qualquer outra medida que se faça necessário para fazer aquilo de uma maneira melhor. Ela está empenhada em obter uma alta produtividade, e ela fará o que for necessário para atingir os seus objetivos!

Pelo fato dela ser uma mulher virtuosa, ela tem bom entendimento (ISm 25:3). Ela sabe que a sabedoria pode ser multiplicada e dirige os seus esforços para uma maior produtividade. Você não vai encontrá-la com um machado cego (Ec 10:10). Ela busca com sensibilidade novos métodos, ferramentas, agendas, subcontratados, comunicação, receitas, ou qualquer coisa para aumentar a produtividade. Ela está sempre atenta para qualquer vantagem que possas descobrir para melhorar ainda mais o seu serviço!

Educação contínua é exigida em muitas profissões e negócios, pois um mundo de constantes mudanças há uma demanda de conhecimento adicional. Se um homem não investe em se atualizar e melhorar sua qualificação, ele vai ter que mudar de emprego! A maioria dos empregadores pagam os cursos e os materiais necessários que aumente o valor do empregado na empresa. Eles querem empregados que continuamente se dedicam a aumentar as suas habilidades e conhecimentos para contribuir mais e ser mais valorizado. E o papel e o trabalho de uma mulher não são menos importantes! Ela precisa melhorar continuamente.

As mulheres mais idosas devem ensinar às mais jovens nas igrejas cristãs (Tt 2:3-5). Se isto for feito com diligência e sabedoria, cada geração de mulheres cristãs seria melhor que a anterior em termos de santidade e de piedade marital e doméstica. Se este não for o caso da sua igreja, você vai mudar a tendência? E quando? Toda mãe cristã deve se levantar acima da modéstia ímpia e da preguiça para ensinar tudo às suas filhas.

Uma mulher virtuosa não estaria contente em enterrar seus talentos; ela os desenvolverá e usará todo o seu potencial. Ela quer ter cinco talentos, investi-los bem e ganhar mais cinco. Ela não quer que o seu Senhor a julgue por estar esbanjando os dons que Ele lhe deu (Mt 25:14-30). Ela se lembra da parábola dos talentos e multiplica os seus da melhor forma possível.

Mulher, você é a melhor amante que possa ser? A melhor cozinheira? a melhor mãe? A melhor investidora? A melhor decoradora do lar? A melhor compradora? A sua casa toda é impecavelmente limpa? Qual é a sua receita anual dos seus negócios em casa? Você se aplica com todo vigor todos os dias para o seu marido e filhos? Ou você se aposentou no serviço? Você encara as suas tarefas? Ou elas lhe dominam? Cinge os lombos e fortalece os braços!

Lembre-se, a ênfase do SENHOR para uma mulher virtuosa é nas questões maritais, nas habilidades domésticas e nas realizações (Pv 31:10-31). Não se esconda atrás de recitações de versículos bíblicos e de leitura de livros cristãos; Deus não fez disso a prioridade para a sua vida. Cada referência bíblica às atividades da mulher está relacionada aos seus maridos, filhos e casa.

Maridos, além de ajudar a sua mulher a dormir o necessário para poder trabalhar a todo vapor durante o dia, é também um mandamento (IPe 3:7). Você precisa saber e entender que a sua mulher é um vaso mais fraco, e na maioria dos casos ela precisa de mais tempo de sono do que você. Dê tempo para ela dormir, e deixe este provérbio no criado mudo dela! Ajude-a a começar o dia descansada e disposta a encarar as tarefas!

Marido, ajudar a sua esposa a se desenvolver, permitindo que ela utilize as oportunidades para desenvolver e multiplicar as suas habilidades, é também um mandamento (Ef 5:29). Você está ordenado a amar a sua mulher nutrindo-a – promovendo o desenvolvimento dela. Deixe que ela assista a aulas, tenha amizades, compre uma ferramenta ou qualquer outra coisa que a torne melhor. Você também deve dar a ela algo pelo seu trabalho produtivo no lar, para que ela possa reinvestir e obter retornos melhores (Pv 31:31). Veja os comentários de Provérbios 31:31. Afinal de contas, marido, você receberá o maior benefício!