Rondônia - 16 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Justiça / Ex-Ministro da Educação será palestrante em evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção

Ex-Ministro da Educação será palestrante em evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção

Corrupção.jpg

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro será um dos palestrantes do evento alusivo ao Dia Internacional contra a Corrupção, que será realizado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia no dia 11 de dezembro, das 8h às 11h45, no auditório do edifício-sede da Instituição, em Porto Velho.

Coordenado pelo Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (CAOP-PPA), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o evento traz este ano o tema “Sociedade contra Corrupção, Atuação Coletiva”, que será o foco da palestra do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, escritor, filósofo e professor titular da Universidade de São Paulo (USP).

Os interessados em participar do evento já podem fazer suas inscrições no endereço www.mpro.mp.br. O Dia Internacional de Combate à Corrupção é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida, no dia 9 de dezembro de 2003.

A Convenção é considerada o mais completo e abrangente instrumento internacional que vincula juridicamente os países, além de estabelecer implementação de uma série de medidas para prevenir a corrupção. Mais de 110 países assinaram o documento, que entrou em vigor internacionalmente no dia 14 de dezembro de 2005. A convenção também prevê a cooperação para recuperação de somas de dinheiro desviado de países e a criminalização do suborno, lavagem de dinheiro e outros atos de corrupção.

Ascom MPRO