Home / Notícias / Norte / Rondônia / Ministério Público promove a capacitação de Conselheiros Tutelares em Santa Luzia do Oeste

Ministério Público promove a capacitação de Conselheiros Tutelares em Santa Luzia do Oeste

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, em parceria com os Conselhos Municipais de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCAs) dos Municípios de Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia do Oeste e Parecis, proporcionou um treinamento para os novos conselheiros tutelares desses municípios, eleitos no pleito unificado que ocorreu em outubro.

A participação do Promotor de Justiça da Comarca, Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio, nos dias 11 e 26 de novembro, foi no sentido de despertar nos conselheiros eleitos o interesse e compromisso pessoal para o desempenho dessa função, incutindo-lhes o dever de atuar de forma mais eficiente e resolutiva.

A capacitação foi ofertada aos futuros conselheiros com o objetivo de propiciar-lhes as ferramentas necessárias ao exercício de sua função, com presteza e boa articulação com as demais instituições. Nesse sentido, além do material didático disponibilizado, contendo casos práticos, foram abordados na fala do Promotor de Justiça os seguintes temas: atribuições do Conselho Tutelar; rotinas de intervenção dos conselheiros; sigilo e ética profissional.

O treinamento firmou importantes lições a respeito do papel dos conselheiros tutelares e a essencialidade de sua função e, em decorrência disso, a responsabilidade pessoal necessária a um trabalho adequado às demandas vivenciadas em cada município em que irão atuar.