Home / Notícias / Brasil / Garimpeiros voltam à extração de ouro e ocupam cidade

Garimpeiros voltam à extração de ouro e ocupam cidade

48b303c66e97bcc3092ed8eb7241ec79.jpgApós o fechamento do garimpo, em Pontes e Lacerda (442 km de Cuiabá), no dia 9 de novembro por determinação do juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, da 1ª Vara de Cáceres, cerca de mil garimpeiros voltaram a explorar o local nesta última semana. A informação foi confirmada pelo prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB).

Ainda segundo o prefeito, eles não estão mobilizados como antes, mas as pessoas que foram embora para outras cidades e até outros estados retornaram ao garimpo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou a fiscalização nas rodovias, e irá apreender ouro se encontrar sendo transportado. Também aguarda uma posição da Polícia Federal pois a área é de responsabilidade da PF.

Segundo a Polícia Federal, providencias já estão sendo tomadas para que uma nova desocupação ocorra, e dessa vez com a polícia permanente até que a área seja regularizada para exploração.

Além disso, os insistentes que entraram no garimpo responderão criminalmente por desobediência, delito ambiental e crime contra a ordem econômica.

Fonte: Reporter MT