Home / Notícias / Destaque / RONDONIENSE VAI PAGAR MAIS IMPOSTO A PARTIR DE 2016

RONDONIENSE VAI PAGAR MAIS IMPOSTO A PARTIR DE 2016

ipva que valeColuna Opinião de Primeira, Por Sérgio Pires – O Estado quer aumentar impostos para 2016. As possibilidades de que isso realmente ocorra são grandes, na medida em que o há uma clara maioria de apoio ao Executivo na Assembleia Legislativa. Basicamente, a ideia é aumentar o IPVA (em 50 por cento); o ICMS (de 17 para 18 por cento) e o imposto sobre os combustíveis, de 18 para 25 por cento. O governo Confúcio Moura tem alardeado que Rondônia cresce muito acima da média nacional e que as contas do Estado estão em dia. Ambas as afirmações são verdadeiras. Chegamos ao final deste 2015 com quase 6,5 por cento de crescimento, um percentual chinês, enquanto a economia do país desce a ladeira. As contas do Governo estão em dia. Dia 22 será pago o salário de Dezembro e a segunda parcela do 13º salário. Na maioria dos casos, os fornecedores também encerram o ano recebendo o que têm direito. Então, por que aumentar tributos? O governo rondoniense entende que 2016 será um ano muito difícil e que precisará ter ao menos um pouco de recursos para investimentos em melhoria na qualidade de vida da população. Afora isso, pensa ainda em criar um Fundo de Apoio À Pobreza, a partir de um percentual que será acrescido ao imposto dos combustíveis.

É o que diz importante porta voz confunciano. “Nós não propomos realinhamento de carga tributária para cobrir déficit de custeio e até de pessoal, como está ocorrendo em muitos estados brasileiros, que não estão conseguindo cumprir seus compromissos, ao contrário de Rondônia. Defendemos sim margem de investimento estatal, para financiar o desenvolvimento social e produtivo”. Essa é a linha mestra do raciocínio do Palácio CPA/Rio Madeira. A intenção, segundo as vozes oficiais, é a de manter o Estado numa ilha de crescimento, mesmo que a economia nacional continue a desandar. Vamos ver no que vai dar!

DIÁLOGO COM EMPRESÁRIOS

Empresários da Fiero, Fecomércio e outras entidades, ainda estão protestando contra o aumento de tributos, mas praticamente todos já se convenceram que ele será aprovado. Pedem agora que tais reajustes tenham prazo determinado. H´chance de o Governo topar, por exemplo, que os 50 por cento a mais do IPVA só valham a partir de 2017. As conversações continuam, mas Confúcio vai aprovar o que quiser, na Assembleia. Lá, tem maioria absoluta. Mas ainda está dialogando com os setores produtivos. A população, portanto, terá que gastar mais daqui para a frente. Terá como fazê-lo, nessa crise toda?

PODE ISSO, LULA?

Quem esqueceu o que o PT, quando oposição, fez com o Brasil? Ignorou crises, momentos difíceis, situação complexa, inflação descontrolada. Só olhava para o próprio umbigo, exigindo impeachment de todos os Presidentes que via pela frente. Lembremo-nos de Fernando Collor, onde os petistas lideraram a saída dele do cargo e, anos depois, Collor foi absolvido de todas as acusações. O cargo de Fernando Henrique, dado legitimamente pelas urnas, foi exigido quase todos os dias. Era democracia, diziam os petistas, Lula à frente. E agora, quando se pede a cabeça da incompetente Dilma Rousseff, aí Lula e sua turma chamam de golpe. Pode isso, Arnaldo?

GUERRA AO ZIKA VÍRUS

Como a coluna antecipou essa semana, o Governo de Rondônia vai entrar de sola no combate ao mosquito da dengue,  principalmente em relação ao enorme risco da transmissão do zika vírus, que está causando microcefalia em fetos que, nascidos, terão uma vida inteira de restrições e deficiências. Na próxima segunda, dia 7, no auditório da Secretaria de Saúde, será lançada uma grande campanha estadual para orientar a população a enfrentar os riscos da doença. A intenção é que vai preparar os rondonienses, desde agora,  para evitar que a doença chegue aqui com a força com que chegou no nordeste, onde já existem mais de 1.500 casos, infelizmente.

TALENTOS QUE SE FORAM

Roberto Bolaños, o Chaves;  Cláudio Marzo;  Jorge Loredo, o Zé Bonitinho; Eduardo Galeano, Roberto Talma, Antonio Abujamra, B. B. King,  Elias Gleizer,Christopher Lee, Fernando Brant, Omar Sharif, Orlando Orfei, Betty Lago,Carlos Manga, Luiz Carlos Mielle, Yoná Magalhães e, neste sábado, Marília Pêra. Essa pequena  relação de nomes é um homenagem  a todos os nomes o mundo das artes que morreram antes que este 2015 terminasse. O Brasil e o mundo perderam alguns dos nomes que, com seu talento, faziam nossas vidas um pouco melhores. Farão muita falta, é claro!

DOAÇÃO DE 33 MIL

Morador de Porto Velho, morando na mesma casa desde 1998, o deputado Élcio  TV diz que vai doar o dinheiro que recebeu de auxílio moradia para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer. Como não pode devolver os 33 mil reais que recebeu neste ano para a própria Assembleia, o que é lamentável, ele diz que não acha justo receber os 3 mil reais mensais já que não gasta um tostão com moradia. A doação será feita no próximo di 14, segunda-feira da outra semana. Aelcio gente que vai doar todo o dinheiro que receber do auxílio moradia até o final do seu mandato. É um exemplo que mereceria ser seguido…

PERGUNTINHA

 O torcedor sentirá o fim do campeonato brasileiro, já decidido há várias semanas e que teve dezenas de pernas de pau, salvando-se apenas alguns poucos craques?

Leia o Blog:   www.opiniaodeprimeira.com.br