Home / Notícias / Profissionais da imprensa rondoniense participaram de Curso de Meteorologia

Profissionais da imprensa rondoniense participaram de Curso de Meteorologia

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Centro Regional de Porto Velho (CR-PV),  realizou Curso de Meteorologia para Jornalistas. Dezoito profissionais participaram da capacitação, destinada a quem atua em rádio, TV, impresso e mídias digitais. Foram oito horas de aula, realizadas entre os dias 1 e 2 de dezembro, ministradas pelo Meteorologista Luiz Alves. A ação foi organizada pela Divisão de Meteorologia, Assessoria de Comunicação e Gabinete do CR.

Para a repórter do Canal Amazon Sat, Vanessa Moura,  o  curso veio para suprir uma necessidade local. “Esse é um curso que vem de acordo com uma necessidade que nós temos  como jornalistas da região, foram trabalhados temas muito importantes, que são mesmos necessários  de serem abordados e detalhados. Gostei muito da programação, os conteúdos que foram colocados na grade e foram explicados de forma didática, que era aquilo que estávamos precisando esclarecer, para explicar para o público essas informações técnicas. Para mim está sendo fundamental, principalmente com essa pauta amazônica que temos”.

David Rodrigues do site Rondônia No Ar também avaliou de forma positiva o evento, por colaborar na interpretação das informações meteorológicas e aumentar o conhecimento sobre as técnicas utilizadas em previsão de tempo e clima. “Realmente há uma preocupação de aproximar uma linguagem técnica com uma linguagem popular, linguagem comum da população. Ao absorver esse conhecimento, não tenho dúvida que facilitará muito na hora de redigir os textos e levar esse conhecimento ao povo”.

Distante mais de 700 km da Capital, o município de Vilhena (RO) também contou com representante no Curso do Sipam: a apresentadora da Rede TV no programa Fala Vilhena, Josi Menezes. Ela explicou que o  clima sempre muito agradável da região mantém a população interessada em saber se haverá ou não frente fria, por exemplo. “Por meio do curso, tivemos a oportunidade  de conhecer alguns termos. Vamos realmente passar essa informação correta, com uma linguagem mais fácil. Também foi uma oportunidade de conhecer como funciona o trabalho do Sipam, algo que eu ainda não conhecia, acredito que por meio disso vou conseguir manter meus telespectadores mais informado, da maneira correta e de fácil compreensão”, afirmou a repórter.

No curso, os alunos viram os seguintes conteúdos: O que é Meteorologia; A Meteorologia no Brasil; A Atmosfera; As Estações do Ano; Radiação Solar e Efeito Estufa; Circulação Geral da Atmosfera; Ciclo Hidrológico; Tipos de Chuva; Tipos de Nuvem; O Vento; Os Oceanos e sua Influência no Clima; Mensurando e Observando a Atmosfera; Climatologia do Rondônia, Sistemas Meteorológicos; Tempo Severo; e Previsão do Tempo.