Rondônia - 23 de Abril de 2018
Home / Notícias / Brasil / Tempo no despacho de importação pela via marítima cai mais de 10%

Tempo no despacho de importação pela via marítima cai mais de 10%

tempo-de-liberacao-de-importacoes-nos-portos-maritimos-cai-mais-de-10_620_.jpgRFB anuncia redução nos tempos no despacho da importação de bens no modal marítimo

Na sexta-feira, 5/12, a RFB anunciou a redução nos tempos no despacho da importação de bens no modal marítimo. O número de dias necessários passou de 16,44 para 14,39, ou seja, houve uma queda de 12,5%.

Os dados foram colhidos por meio de apurações especiais nos períodos de outubro de 2013 a março de 2014 e abril de 2014 a fevereiro de 2015.

A redução se deve à melhora da logística. Entre as medidas adotadas, destaca-se o Portal Único do Comércio Exterior, projeto que tem como objetivo melhorar de forma significativa a performance dos processos de importação e exportação. Quanto à atuação da RFB, os tempos praticados são baixos, mantendo-se estáveis.

Apesar da melhoria dos tempos, ainda há espaço para evolução em todo o processo. Pode-se apontar especialmente as etapas de presença de carga, registro da DI, anuência e retirada dos bens desembaraçados.

“A Receita Federal trabalha em conjunto com os demais órgãos públicos e o setor privado na melhoria da performance do comércio exterior brasileiro”, declarou José Carlos de Araújo, coordenador-geral de Administração Aduaneira. 

 Para ler o Estudo e Análise Importação Modal Marítimo, clique aqui.

Assessoria de Comunicação Social RFB

noticias doidas