Rondônia - 25 de setembro de 2018
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 8:31 – Folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens

Provérbios 8:31 – Folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens

estudo de provérbio deusDeus é o dono da sabedoria! A sabedoria é uma propriedade Dele. Ele possuía a sabedoria desde a eternidade. Deus jamais existiu sem sabedoria, e sabedoria nunca existiu sem Deus. Anjos, diabos, e homens adquirem e aprendem lentamente a sabedoria, mas não o Senhor. A maior demonstração da sabedoria de Deus é a sabedoria para com os homens – pela Sua criação deles, Sua providência para com eles, Sua encarnação em um deles, Sua salvação de alguns deles, e sua revelação a eles. Ele exalta Sua sabedoria para com você por este provérbio! Leitor, sabedoria merece a sua atenção!

Provérbios em seu Capítulo 8 é uma personificação da sabedoria como sendo uma mulher. O pronome pessoal, de “sua” no primeiro versículo para “minha” no último versículo, se referem à Senhora Sabedoria (Pv 8:1,36). Ela se apresenta (Pv 8:1-11), ela descreve os benefícios de viver pela sabedoria (Pv 8:12-21), ela fala do estar com Deus antes e durante a criação do mundo (Pv 8:22-31; 8:32-36). Preste atenção, leitor! Felicidade e sucesso na vida com Deus e com os homens dependem de você encontrar a sabedoria.

Analise as palavras deste provérbio. Veja o que está nesta secção (Pv 8:22-31), A Senhora Sabedoria descreveu o seu estar com Deus antes e durante a criação do mundo. Ela fala a respeito Dele formando montanha, oceanos, céus, nuvens, e ondas. Mas então ela voltou a sua atenção das coisas materiais para as partes habitáveis da terra e os filhos dos homens vivendo ali. A grande sabedoria de Deus é revelada em Suas obras para com a humanidade – criação, providência, encarnação, salvação e revelação. Estas cinco obras exaltam bem alto a sabedoria!

Em primeiro lugar, Deus criou o homem. Como? Pela sua eterna e infinita sabedoria! Olhe para as unhas e as pestanas de um nenê. Testosterona transforma um menino em um homem, e o estrogênio uma menina em uma mulher, apesar de se alimentarem da mesma comida! Quando você anda, você está fazendo o que nenhum robô pode duplicar. Em seguida olhe para uma ginasta! Um homem e uma mulher desfrutam do ato sexual? Os seus corpos se fundem bem nesse ato? Gloriosamente bem! O homem analise, pensa, ama, e toma decisões que nenhuma outra criatura na terra pode fazer. Olhe para os amantes que olham para dentro das janelas da alma um do outro. O homem é singularmente especial! Ele foi projetado pela sabedoria de Deus!

Em segundo lutar, Deus providencialmente cuida do homem. Como? Pela sua eterna e infinita sabedoria! Ele envia a luz solar para beijar a sua pele e chuva para prosperar os seus campos. Aquele campo pode produzir pão para a saúde do coração, vinho para a alegria do coração, e óleo para o seu rosto. Ele é o maior casamenteiro da história, arranjando para você se encontrar com o seu cônjuge. Quando você precisou de um emprego, Ele fez com que a empresa o contratasse! Quando você e o seu vizinho oram por necessidades opostas, Ele dá a resposta perfeita para os dois! Ele ajudou ao inventor e ao médico talentoso, muito antes de você precisar dos novos procedimentos médicos para salvar a sua vida! Preservado pela sabedoria de Deus!

Em terceiro lugar, Deus foi incarnado num corpo e natureza humana. Como? Pela eterna e infinita sabedoria! Jesus de Nazaré é o Filho de Deus através de um miraculoso nascimento através de uma virgem. Ele é a perfeita corporificação de Deus e do homem. Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão Nele. Ele é perfeito à vista de Deus e dos homens. Ele é a Vida incarnada! Ele é a Verdade incarnada! Nenhum homem jamais falou como Ele; nenhum homem jamais viveu como Ele. O sol se escureceu, e um terremoto tremeu a terra, quando este glorioso homem morreu. Ele ressuscitou dentre os mortos pelo poder glorioso, e Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores no céu neste exato momento. Deus e a infinita sabedoria foram manifestos em carne humana em Jesus Cristo!

Em quarto lugar, Deus salva os homens do pecado. Como? Por Sua sabedoria eterna e infinita! O Deus justo e santo, Aquele que precisa punir todo pecado e pecador, delineou um meio de justificar pecadores e manter a Si mesmo justo. Ele criou um corpo humano através de um nascimento virginal, no qual Ele poderia habitar e punir no lugar do Seu eleito condenado. Deus matou o Seu Filho, nascido de uma virgem e perfeito, para que Ele pudesse adotar os Seus depravados inimigos como filhos! E Ele ressuscitou o Seu Filho dentre os mortos para que o Seu Filho e filhos pudessem regozijar juntos por toda a eternidade! Ele regenera suas almas e glorificará seus corpos para torná-los adequados para o céu! Glória! A sabedoria e o poder desta obra são anunciados através do evangelho! Salvos pela sabedoria de Deus!

Em quinto lugar, Deus revelou a Si mesmo aos homens. Como? Pela eterna e infinita sabedoria! Ele escreveu a Bíblia – o suprassumo livro da sabedoria – através de homens escolhidos para registrar a verdadeira história da terra, a queda e a desesperada necessidade do homem, a infinita glória e natureza de Deus, e completa sabedoria para viverem vidas felizes e bem sucedidas. Em nenhum outro lugar o homem pode encontrar conselhos e soluções perfeitas para o amor, casamento realização sexual, treinamento de filhos, desempenho no trabalho, gerenciamento financeiro, relações familiares, ciência política, práticas religiosas, bem estar social, relacionamento com Deus, como morrer, etc., etc. e etc. A Bíblia é a sabedoria de Deus revelada!

Caro leitor, Deus usou a sabedoria e a revelou na Sua criação de você, em sua preservação, na encarnação de Jesus Cristo, na salvação dos seus filhos predestinados, e na revelação da verdade e na sabedoria contidas na Bíblia. A sabedoria merece, ou melhor, é digna da sua atenção? Sem dúvida alguma! O que você está fazendo para buscar a sabedoria de Deus? Ela é encontrada nas palavras escritas na Bíblia, e ensinada através de homens escolhidos por Deus em Suas igrejas. Grandes bênçãos aguardam aqueles que a buscam; grande julgamento espera aqueles que a ignoram ou a rejeitam (Pv 8:32-36). Amém!