Rondônia - 18 de novembro de 2018
Home / Notícias / Brasil / Ministro da Saúde diz que mulheres são mais suscetíveis ao zika vírus pois ʺficam de perna de foraʺ

Ministro da Saúde diz que mulheres são mais suscetíveis ao zika vírus pois ʺficam de perna de foraʺ

Ministro da Sade diz que mulheres so mais suscetveis ao zika vrus pois ficam de perna de fora

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

No último sábado, dia 5 de dezembro, o Ministro da Saúde Marcelo Castro fez uma declaração polêmica durante reunião em Recife, no Palácio no Planalto, para tratar do Plano Nacional de Enfrentamento à microcefalia. De acordo com o ministro:

Eu percebo que os homens se protegem. As mulheres normalmente ficam de perna de fora e quando usam calça, usam sandália. E o mosquito é um tanto tímido, não é tão agressivo quanto pernilongo. Ele chega devagar e encosta nas extremidades”, disse.

Nossa recomendação essencial, sobretudo mulheres nos três primeiros meses de gestação, é evitar de todas as maneiras o contato com mosquito, de calça comprida, roupa, sapatos“, completou.

Governo adotará medidas para combater o zika vírus

Além do lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento da Microcefalia, o governo irá colocar larvicidas na água transportada pelos caminhões-pipa no Nordeste.

Segundo o governo, a epidemia de microcefalia já atinge 16 estados e pode se alastrar pelo país.

Instituto Butantã trabalha no desenvolvimento de vacina contra a dengue

O ministro Marcelo Castro admitiu que a vacina contra a dengue que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã ainda não chegou à fase em que pode ser utilizada.

Sobre uma vacina contra o zika vírus, o ministro afirmou que: “Não tem ainda nenhum estudo que temos conhecimento no mundo inteiro. Isso levaria muitos anos.”

Ministro da Sade diz que mulheres so mais suscetveis ao zika vrus pois ficam de perna de fora

Mosquito Aedes aegypti (transmissor de microcefalia, dengue e febre chikungunya)

O que é a microcefalia?

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

O que é o vírus Zika vírus?

O vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti.

A microcefalia pode levar a óbito ou deixar sequelas?

90% dos casos de microcefalia estão associadas ao retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal. Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida.

É possível detectar a microcefalia no pré-natal? Apenas a ultrassonografia é suficiente?

Sim. No entanto, somente o médico que está acompanhando a grávida poderá indicar o método de imagem mais adequado.

Qual o tratamento para a microcefalia?

Não há tratamento específico para a microcefalia. As crianças com microcefalia devem fazer acompanhamento com diversos especialistas pelo Sistema Único da Saúde (SUS).

Qual período da gestação é mais suscetível à ação do vírus?

O primeiro trimestre da gravidez é mais suscetível ação do vírus, porém o cuidado para não entrar em contato com o mosquito Aedes aegypti vale para todo o período da gestação.

Em novembro deste ano, Marcelo Castro já havia dado outra declaração polêmica. Durante um encontro da OMS (Organização Mundial da Saúde), o ministro disse que: ʺSexo é para amadores, gravidez é para profissionais.”

JurisOffice

JurisOffice no Facebook