Rondônia - 27 de Maio de 2018
Home / Notícias / Norte / Amazonas / Vacina contra dengue será testada em voluntários na Amazônia

Vacina contra dengue será testada em voluntários na Amazônia

vacina-contra-dengue-sera-testada-em-voluntarios-na-amazonia540x304_88083aicitono_1a6lg9vevmpfa7m1tm9kgf1pm4a

Das 13 cidades selecionadas onde a vacina contra o vírus da dengue será testada em humanos, 4 são na Amazônia. Manaus (AM), Porto Velho (RO, Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT). A previsão para início dos testes é o primeiro semestre de 2016, com duração de cinco anos.

Em Manaus, mil voluntários serão selecionados em uma área a ser definida, para começar os testes. A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, que é um centro de referência em pesquisas na área, ficará responsável pela coleta de dados na cidade. A superintendente da instituição, Graça Alecrim, explica como os voluntários serão selecionados.

“Os pesquisadores vão detectar um local onde se tem uma maior densidade do vetor, que é o Aedes aegypit. Daí, vão procurar essas pessoas, conversar com elas dentro de suas residências. Elas farão uma bateria de exames. A gente precisa saber como elas estão, desde o cardiológico até o simples exame de sangue. Elas serão selecionadas e aquelas que quiserem colaborar com a pesquisa tem que assinar um termo de responsabilidade e serão vacinadas”, explicou a pesquisadora.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Jornal Rondônia Vip