Home / Notícias / Norte / Rondônia / Ministério Público ajuíza ação contra Caerd por danos ambientais no Rio Jaru

Ministério Público ajuíza ação contra Caerd por danos ambientais no Rio Jaru

ministerio-publico-ajuiza-acao-contra-caerd-por-danos-ambientais-no-rio-jaru540x304_32283aicitono_1a6oajqj21e0v1foc1m1s1j645h3a

Jaru, RO – O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Jaru, ajuizou ação civil pública contra a Companhia de Abastecimento de Água e Rede de Esgotos (Caerd) em virtude de danos ambientais causados ao Rio Jaru.

Na investigação, constatou-se que a Caerd capta água no Rio Jaru para fornecimento à população. Porém, quando realiza o tratamento da água, ela devolve ao leito do rio as impurezas retiradas, notadamente lodo proveniente do tratamento da água.

Os resíduos provenientes do processo de tratamento de água se constituem de matéria orgânica e inorgânica, produtos químicos, microrganismos, partículas de solo e água e, portanto, necessitam de tratamento adequado antes de serem descartados no meio ambiente natural, vez que poluem e contaminam o meio ambiente.

A ação, ajuizada pelo Promotor de Justiça Fábio Rodrigo Casaril, tem por objeto responsabilizar a empresa pelos danos causados ao meio ambiente e a implantação de sistema de tratamento de lobo e disposição final ambientalmente correta, cessando o despejo da substância sem tratamento no córrego canalizado com destino final o Rio Jaru.

Fonte: Jornal Rondônia Vip