Rondônia - 17 de julho de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Ariquemes / Ariquemes possui o hectare produtivo mais valorizado do Brasil

Ariquemes possui o hectare produtivo mais valorizado do Brasil

bois.jpg

Além de ter se destacado em nível nacional com a gestão previdenciária e na Região Norte com desenvolvimento municipal, Ariquemes está em primeira colocação em valorização de hectares produtivos em todo o Brasil.

Índices de vários institutos e mecanismos de aferição de avanços nas cidades brasileiras têm destacado Ariquemes em vários aspectos. O município está em primeiro lugar no Estado de Rondônia e em terceiro em toda Região Norte do País no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), foi destacado como referência nacional em gestão previdenciária pela Revista RPPS do Brasil e recentemente, em publicação do jornal O Estado de São Paulo, do último dia 14 de dezembro, Ariquemes é apontada com o hectare produtivo mais valorizado do País.

O município de Ariquemes contraria a falta de confiança que gira em torno do cenário econômico do País, onde a Informa Economics FNP, empresa de consultoria em agronegócios, aponta que as terras em Ariquemes subiram 37,5% este ano e 214% no acumulado dos últimos 36 meses. Em segundo lugar que mais se valorizaram neste ano, vem Porto Alegre (RS), com 31% e em terceiro vem Passo Fundo (RS) – 23,1%.

Lorival Amorim
Prefeito Lorival Amorim

Conforme o prefeito municipal de Ariquemes, Lorival Amorim, estes números vão de encontro as políticas públicas aplicadas na valorização do setor produtivo, onde a Prefeitura de Ariquemes, tem investido e unido forças junto aos produtores para avançar e atingir novos patamares de sustentabilidade. “Os avanços ora conquistados são frutos de um trabalho em conjunto e histórico de toda a sociedade, que conta também com o apoio constante do poder público, que busca contribuir para uma melhora na qualidade de vida de seu povo, consequentemente conquistamos estes índices nacionais”, frisa.

Ariquemes é a terceira maior cidade do Estado de Rondônia, com mais de 100 mil habitantes e para alavancar estes índices, o município se desponta com a pecuária, possuindo 431.871 cabeças de gado bovino, seguido ainda do cultivo das culturas como café, guaraná, cacau e cereias, pescado, entre outras.

O jornal O Estado de São Paulo destaca ainda o planejamento do centro urbano da cidade, que também abriga o maior polo universitário do Estado.

Gestão Previdenciária
A Revista RPPS do Brasil apontou o Instituto de Previdência Municipal de Ariquemes (IPEMA), como referência em gestão previdenciária do País. Em detalhes apontados pela revista, a gestão da previdência municipal ganha destaque pela eficiência e transparência nos seus atos, por onde gere as aposentadorias, auxílios e pensões, oportunizando aos servidores efetivos uma cobertura previdenciária de qualidade e aos 2.180 segurados ativos, 117 aposentados e 103 pensionistas.

Desenvolvimento Municipal
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que é estudo do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) atribuiu a primeira colocação ao município no Estado de Rondônia. Este índice acompanha os municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Nos sete estados da Região Norte do Brasil, Ariquemes vem em terceira colocação, ficando atrás apenas de duas cidades do Estado de Tocantins, sendo Araguaína, que está em primeiro e Palmas, que vem em segundo.

Foto Centro de Ariquemes - Fonte Drone Ariquemes.jpg