Rondônia - 18 de novembro de 2018
Home / Notícias / Concursos / O que cai na prova: Prefeitura da Serra – ES

O que cai na prova: Prefeitura da Serra – ES

prefeitura-da-serra-300x300.pngA Prefeitura Municipal da Serra, no Espírito Santo, abriu concurso com 170 vagas para o cargo de Guarda Civil – Agente Comunitário de Segurança. Se você se interessou pelos salários de R$1.300,00, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura da Serra – ES.

Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura da Serra

Língua Portuguesa: Compreensão de textos. Denotação e conotação. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Coletivos. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação.

Ética e Legislação na Administração Pública: Ética e função pública. Ética no Setor Público. Princípios constitucionais da Administração Pública. Poderes da Administração Pública. Organização da Administração Pública: concentração e desconcentração; centralização e descentralização. Responsabilidade Civil do Estado. Constituição Federal de 1988, Títulos I e II, Artigos do 1º ao 16º; Capítulo VII, Artigos 37 ao 41; Título VIII, Artigos 193 a 232. Lei nº 8.429/92 – lei de Improbidade Administrativa. Lei nº 1.079/50 – lei dos Crimes de Responsabilidade; artigos 6º, 74 a 79. Código Penal: Artigos. 312 a 326, que tratam dos crimes cometidos por funcionário público contra a Administração Pública. Responsabilidade sêxtupla dos servidores públicos. Lei nº 8.666/1993 – Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública. Lei nº 10.520/2002 – Lei do Pregão. Lei nº 12.527/11 – lei de Acesso à Informação. Legislação específica do Município da Serra: Lei Orgânica do Município da Serra. Lei que estabelece o regime jurídico dos funcionários públicos do Poder Executivo do Município da Serra.

Conhecimentos Gerais: Principais aspectos geográficos, históricos, sociais e econômicos do Brasil, Estado do Espírito Santo e do Município da Serra. Ecologia e Meio Ambiente.

Conhecimentos Específicos: Noções sobre segurança pública. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos Sociais. Da nacionalidade. Direitos Políticos. Perturbação do Sossego. Prisão em Flagrante Delito. Organização do Estado Brasileiro. Apresentação e uso de documento de identificação pessoal (Lei nº 5.553/68). O direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos casos de Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898/65). Direitos humanos na Constituição da República Federativa do Brasil. O município e a sua segurança patrimonial. Bem público. Noções de Segurança Predial: orientações gerais – conhecimento do prédio, das pessoas que frequentam as instalações. Conhecimentos básicos da área geográfica de atuação. Procedimento em diferentes situações profissionais: assalto, suspeita, pessoas estranhas etc. Noções de Segurança do Trabalho: acidentes do trabalho – conceito, causas e prevenção. Normas de segurança: conceito de proteção e equipamentos de proteção. Normas básicas de higiene: pessoal, ambiental, de utensílios e equipamentos. Noções básicas sobre a Legislação Ambiental Brasileira. Noções de procedimentos de primeiros socorros e de combate a incêndio. Competências da Guarda Municipal. Código de Trânsito Brasileiro: normas gerais de circulação e conduta.

Critérios de desempate

No caso de igualdade de pontuação final para classificação dar-se-á preferência, sucessivamente, ao candidato que obtiver:
– Maior número de pontos na Prova Objetiva, disciplina Conhecimentos Específicos;
– Maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Ética e Legislação na Administração Pública;
– Maior número de pontos na Prova Objetiva, disciplina Língua Portuguesa;
Persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade, considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento.

Leia Mais: http://www.novaconcursos.com.br/portal/noticias/o-que-cai-na-prova-prefeitura-da-serra-es-2015-12/#ixzz3vWtv4Cq5