Rondônia - 20 de agosto de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Ariquemes / OAB Ariquemes está preocupada com onda de violência no Vale do Jamari

OAB Ariquemes está preocupada com onda de violência no Vale do Jamari

Desde o começo do mês, o Rondôniavip vem noticiando sistematicamente a onda de crimes violentos que vem ocorrendo nos últimos anos em Monte Negro.

A lista é grande e envolve um pacote macabro: sequestros, roubo a banco, especialmente em 2015, onde houve a execução da jovem empresária Geiziane dos Santos, de 31 anos, sendo este crime elucidado, além de outros crimes de homicídio, até o momento sem resposta.

Nos últimos cinco dias, foram quatro assassinatos, sendo que uma das vítimas foi uma servidora pública, idosa, que teve a casa invadida por elementos que foram matar o neto. Possivelmente por ter presenciado o crime, foi executada à tiros.

Também há muitos registros de furtos e roubos à luz do dia, atribuídos ao tráfico de drogas. A violência no campo cresce assustadoramente, onde Monte Negro é centro de invasões de terras, direito de propriedade violado, junto com vários homicídios atribuídos à disputas internas entre os próprios invasores.

A pequena cidade tem 15 mil habitantes e pertence à comarca de Ariquemes. Não tem delegacia de polícia e baixo efetivo policial, onde a Polícia Militar faz ronda diária com uma viatura e apenas dois policiais. Diante de tantos problemas, o Rondôniavip procurou a OAB subseção Ariquemes, que será presidida a partir do dia 1º de janeiro, pelo advogado Alex Sarkis, que demonstrou preocupação com a criminalidade em Monte Negro. “É lamentável o problema aparentemente crônico que a região do Vale do Jamari enfrenta no que diz respeito à segurança pública. Entra e sai governo e o problema parece se agravar a cada gestão, indistintamente. O que mais nos assusta é a aparente incapacidade do Estado em reagir. Reagir no sentido de diminuição das estatísticas negativas; no sentido de melhorar as condições de trabalho dos policiais (civis e militares); no sentido de combater inteligentemente a criminalidade”, disse ele.

Uma das contribuições da OAB para tentar combater a violência é a formação de um grupo de trabalho para analisar os fatores que levam à tantos crimes graves, com o auxílio da população e cobrança das autoridades. “A partir do ano de 2016, a OAB Ariquemes formará uma comissão de notáveis advogados para capitanear um trabalho de diagnóstico dos focos e problemas mais graves relacionados ao tema e cobrar providências eficazes de todas as autoridades públicas responsáveis. É chegada a hora da contrapartida desses políticos do voto de confiança recebido de cada eleitor. Cobraremos – repito – indistintamente quem possui responsabilidade e competência, bem como revelaremos à população aqueles que honrarão os compromissos assumidos e os que não possuem interesse de reverter esse trágico panorama violento de nossa região. A OAB Ariquemes se solidariza com a população de Monte Negro e se coloca à disposição daquelas autoridades locais para orientações e união de forças contra o câncer da criminalidade”, finalizou Sarkis.

O novo presidente da OAB subseção Ariquemes ocupará o cargo no triênio 2016/2018 e toma posse regimentalmente no dia 01 de janeiro, sendo que a solenidade oficial será marcada provavelmente na primeira quinzena de janeiro.
Fonte:RONDONIAVIP