Home / Notícias / Nordeste / Bahia / O que cai na prova: Câmara de Camaçari – BA

O que cai na prova: Câmara de Camaçari – BA

camara-de-camaçari-ba-logao-300x120

A Câmara de Camaçari, na Bahia publicou edital de concurso o objetivo de contratar 21 profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários que variam de R$ 1.047,97 a R$ 4.698,26. Se você deseja participar das seleções, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Câmara de Camaçari.

Garanta a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila Câmara Municipal de Camaçari – BA

Matérias comuns aos níveis fundamental, médio e superior

Legislação: Lei Orgânica do Município de Camaçari: Regimento Interno da Câmara Municipal de Camaçari – Resolução Nº 013/2008. Estatuto do Servidor – Lei 407/98. Constituição Federal: Título I – Dos Princípios Fundamentais; Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Título III – Da Organização do Estado: Capítulo VII – Da Administração Pública, Seção I – Disposições Gerais e Seção II – Dos Servidores Públicos; Título IV – Da Organização dos Poderes: Capítulo I – Do Poder Legislativo; Capítulo II – Do Poder Executivo – Seção I – Do Presidente e do Vice Presidente da República, Seção II – Das Atribuições do Presidente da República e Seção III – Da Responsabilidade do Presidente da República; Capítulo III – Do Poder Judiciário – Seção I – Disposições Gerais. Direito Administrativo: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais – Lei 8.112/90 e alterações posteriores: Título I – Das Disposições Preliminares; Título II – Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III – Dos Direitos e Vantagens; Título IV – Do Regime Disciplinar; Título VI – Da Seguridade Social do Servidor; Capítulos I, II e III.

Informática: Conceitos Gerais de Informática e Microinformática: hardware, noções de Sistemas Operacionais (Windows e Linux) e Office. Funcionalidades do Explorer, Painel de Controle e Impressoras, Navegadores da Internet e Correio Eletrônico. Conhecimentos teóricos e práticos de Word, Excel, Adobe Reader e OpenOffice.

Nível fundamental

Português: Interpretação de textos; Ortografia; Pontuação; Acentuação e Separação silábica, Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais, Sinônimos, Antônimos, Parônimos e homônimos; Flexões do Substantivo; Aumentativo e Diminutivo; Regência Verbal e Nominal; Analise Sintática da Oração; Classe de Palavras (Advérbio, Substantivo, Adjetivo, Verbo, Preposição, Conjunção, Pronome e numeral); Compreensão de textos e Tipologia textual.

Nível médio e superior

Português: Compreensão de textos escritos de diferentes gêneros textuais. A função do “que” e do “se”. Paródia e paráfrase. Texto literário e não-literário. Relação entre sentido e contexto: polissemia/conotação e denotação. Tipologias textuais: narração, dissertação e descrição. Linguagem e comunicação: linguagem verbal e nãoverbal/língua escrita e língua oral/variação linguística. Funções da Linguagem. Figuras de Linguagem. Ortografia – dificuldades da língua (a fim, afim/ a par, ao par/acerca, a cerca/ ao invés, em vez, dentre outras). Emprego dos sinais de pontuação no texto. Acentuação gráfica. Emprego da crase. Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical). Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo). Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise).

Critérios de desempate

Na hipótese de igualdade de pontos, para fins de classificação, desempatar-se-á obedecendo a ordem dos seguintes critérios:
– Candidato de idade mais elevada dentre aqueles que tenham idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos(Parágrafo Único do Art. 27 da Lei Federal N° 10.741 de 01/10/2003)
– Obtiver maior pontuação nas questões de conhecimentos específicos (se houver);
– Obtiver maior pontuação nas questões de língua portuguesa (se houver);
– Obtiver maior pontuação nas questões de Legislação e informática (se houver);
– Candidato de idade mais elevada que tenham idade inferior a 60 anos;
– Sorteio Público realizado pela Comissão Organizadora do Concurso, com a presença dos candidatos empatados, após devidamente notificados para tal;

Fonte: Nova Concursos