Rondônia - 17 de outubro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Ariquemes / Prefeitura de Ariquemes já contabiliza mais de 60 cirurgias eletivas

Prefeitura de Ariquemes já contabiliza mais de 60 cirurgias eletivas

DSC_0024A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), objetivando prestar um serviço de saúde com mais agilidade à população, desde o dia 18 de março já realizou, até este mês, cerca de mais de 60 cirurgias eletivas, uma média de 20 procedimentos cirúrgicos semanais no Hospital Municipal da região.

Atender os pacientes em espera é um compromisso da administração Municipal, que visa liquidar uma demanda constituída há algum tempo e conforme a coordenação do Hospital Municipal, através da Central de Regulação de Cirurgias Eletivas, que facilita o processo através da triagem de cada paciente, este passará primeiro por uma unidade básica de saúde (UBS) e será encaminhado à um especialista no Hospital, para que sejam avaliados e verificar se há ou não a necessidade de passarem por cirurgia ou serem encaminhados á capital. “Este é um processo facilitador, a partir da grande demanda reprimida que se encontrava no sistema, a prioridade de cada caso passa a ser baseada na classificação de risco, então resolvemos introduzir este sistema de triagem que verificará se há ou não necessidade de cirurgia, encaminhando-os posteriormente a cada especialidade”, esclareceu coordenadora do projeto, Leila Boff.

Conforme a coordenação, já passaram pela triagem 500 pacientes e destes 357 foram encaminhados à outras especialidades. “Introduzimos este sistema de triagem, por um profissional enfermeiro, pois antes havia algum paciente com unha encravada, que não precisava passar por cirurgia, um empecilho para o àquele que realmente precisava de passar por cirurgia, por exemplo”, explicou Boff.

Segundo a Secretaria de Saúde, os procedimentos cirúrgicos são realizados com profissionais especializados, possibilitando a estes pacientes o início de uma vida nova.

As cirurgias de colecistectomia, hérnia inguinal, hemorroidectomia, fístula anal, hérnia umbilical, lipomas, histerectomias, laqueaduras, vasectomias, cistocele, as urologias e plásticas de pequenas correções, são realizadas nas terças, quartas e sextas-feiras no hospital.