Home / Notícias / Concursos / O que cai na prova: SPDM-RJ

O que cai na prova: SPDM-RJ

spdmA Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina do Rio de Janeiro (SPDM) realiza concurso com 130 vagas imediatas e mais formação de cadastro reserva. As opções de cargo são para profissionais de níveis médio e superior nas áreas administrativa e da saúde. Os salários variam de R$ 1.090,27 a R$ 12.484,31.

Antecipe seus estudos e monte sua prova!
Compre agora o Simulados para Concursos

Para quem se interessou, as inscrições estão abertas até o dia 15 de maio através do site da própria SPDM. As taxas de participação variam entre 48 e 77 reais. O processo seletivo terá início em 5 de junho, com a aplicação da prova objetiva. Confira a seguir o que será cobrado no teste:

Conteúdo Programático

1) Para os cargos de nível médio

Conhecimentos Gerais:

– Língua Portuguesa: compreensão, interpretação e produção de textos. Ortografia (de acordo com Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Predicação verbal. Flexão verbal e nominal. Pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego dos porquês. Crases. Pontuação. Estrutura das palavras. Formação das palavras. Classificações das orações. Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe.

– Sistema Único de Saúde (SUS): princípios de diretrizes do Sistema Único de Saúde. Legislação do SUS: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080/90 e Lei nº 8.142/90; Política Nacional de Humanização (PNH). Portaria GM/MS 2.488/11; Política Nacional de Atenção Básica “PNAB”; Ações de promoção, proteção e recuperação da saúde; Decreto 7508/11.

– Noções de Informática: Windows: Conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos. Internet: Navegação de internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de página. Word, Excel.

Conhecimentos Específicos: de acordo com cada carreira, confira no edital.

2) Para os cargos de nível superior

– Língua Portuguesa: compreensão, interpretação e produção de textos. Ortografia (de acordo com Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Predicação verbal. Flexão verbal e nominal. Pronomes. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego dos porquês. Crases. Pontuação. Estrutura das palavras. Formação das palavras. Classificações das orações. Figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe.

– Sistema Único de Saúde (SUS): princípios de diretrizes do Sistema Único de Saúde. Legislação básica do SUS: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Lei Orgânica da Saúde – Lei nº 8.080/90 e Lei 8.142/90; Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) – Portaria GM/MS nº 2.488/11. Política Nacional de Humanização (PNH). Decreto 7508/11. Ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Vigilância à Saúde. Doenças de Notificação Compulsória. Atenção na saúde: da mulher; do homem; da criança e do adolescente; do adulto; da pessoa idosa; da população negra; da população indígena; da população em situação de rua. Atenção em saúde mental e abuso de substâncias. 10. Portaria GM/MS nº 3.088/11 – Institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

– Noções de Informática Windows: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos. Internet: Navegação de internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de página. Word, Excel e Power Point.

Conhecimentos Específicos: de acordo com cada carreira, confira no edital.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) tiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;
c) tiver maior pontuação nas questões de Sistema Único de Saúde (SUS);
d) tiver maior pontuação nas questões de Língua Portuguesa;
e) tiver maior idade.

– Para mais informações desse concurso, basta acessar: Concurso SPDM-RJ.

Fonte: Nova Concuros