Você é mais sábio hoje do que há um ano atrás? Mais de 10 anos atrás? Estas são perguntas importantes a serem respondidas. Quão sábio você vai ser quando tiver mais idade? Um homem piedoso deseja muito crescer em sabedoria. E a maneira de haver aumento de sabedoria é fácil – você precisa ouvir o conselho de homens sábios e aceitar os seus ensinamentos. Você precisa apreciar e aplicar as instruções dadas por outros.
Hoje é a sua oportunidade de mudar os seus últimos dias. Você será um velho homem sábio, procurado pela família e outras pessoas para sábio aconselhamento? Ou você será um velho homem insensato, sendo mais um peso do que uma bênção? O que você fizer hoje determinará aquilo que você será amanhã! Você não é jovem demais nem idoso demais. Considere os seus últimos dias, e receba a instrução hoje!
Os filhos de Deus foram adotados pela graça. Mas eles não foram adotados para desperdiçarem suas vidas com tolices. Foram adotados para se desenvolverem e viverem como filhos de Deus em um mundo deformado e perverso (Mt 5:43-48; Rm 8:29; Ef 5:1-2; Fp 2:14-16). Você pode desperdiçar a graça de Deus, ou usá-la para ser grande para Ele (ICo 15:10; IICo 6:1; IIPe 3:18).
Qual o tamanho do seu amor pelo conselho particular de homens santos e sérios? Quanto você anseia pela pregação da palavra de Deus? Homens e mulheres nobres a recebem com uma mente predisposta (At 17:11). Um eunuco, um centurião, uma empresária e um pregador eram todos gratos pelos ensinos que receberam (At 8:26-40; 10:33-48; 16:14-15; 18:24-28).
Examine a si mesmo! Com toda a sinceridade, você é mais sábio do que há um ano ou dez anos atrás: Você cresceu em graça, de tal forma que você hoje tem mais amigos piedosos: Você está em melhores condições financeiras por aprender e aplicar as regras econômicas da Bíblia? Você conhece melhor a Jesus Cristo e à Sua doutrina? Você é procurado por mais santos para ouvir seus conselhos?
Examine a si mesmo! O seu cônjuge se regozija com as mudanças em anos recentes? O seu empregador está agradecido por muitas melhorias no trabalho? Você consegue administrar melhor a adversidade do que alguns anos atrás? Você pode responder com palavras de verdade para aqueles que lhe pedem? Os seus pais e filhos o apreciam mais? Você é capaz de dar as respostas de Deus para os dilemas modernos? Se pastor, está agradecido pelo seu visível progresso? Você poderia se candidatar a algum cargo político e ganhar?
A vida é curta. O que você pode fazer? “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.” (Sl 90:12). Quando? “Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.” (Pv 8:17). Por quê? “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.” (Pv 4:7). Como? “Busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria.” (Pv 18:1).
O que você pensa de pregações? Paulo sabia que os cristãos deixariam de tolerá-la (IITm 4:3-4). As igrejas de hoje preferem música sexual africana com letras de música a respeito de um guru hippie efeminado – que chamam de música cristã contemporânea. Se você quer que os seus últimos dias sejam sábios, você rejeitará as fábulas e exigirá enérgicas pregações da palavra de Deus (IITm 4:1-2). Deus envia pregadores para ensinar o conhecimento e o entendimento (Jr 3:15). Dê ouvidos a eles!
O que você faz com as pregações? Pedro disse aos seus leitores para desejarem o leite sincero da palavra para crescerem nela (IPe 2:1-3). Ele os exortou a crescerem na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (IIPe 3:18). E Paulo repreendeu os cristãos hebreus por não se desenvolverem ao ponto de serem professores (Hb 5:12-14). Certifique-se de que estará preparado para prestar atenção e a aplicar aquilo que ouvir (Lc 8:4-18; Tg 1:21-25). Ouça e receba o ensino para que você possa ser sábio!