Rondônia - 27 de maio de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 28:25 – O altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no Senhor engordará

Provérbios 28:25 – O altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no Senhor engordará

O orgulho gera desavenças, mas a fé traz prosperidade. Temos aqui duas regras de sabedoria – uma nos salva dos conflitos e desentendimentos, e a outra nos traz bênçãos e sucesso. Estes são opostos: homens orgulhosos não confiam no SENHOR, e aqueles que têm fé no SENHOR não são orgulhosos. Você não poder ser as duas coisas. Você é um homem orgulhoso ou um homem de fé?

Um homem com um coração orgulhoso estará sempre em conflitos – com quase todo mundo em momentos diferentes. O orgulhoso não deixa que o assunto morra, pois ele precisa se vingar. Enquanto ele não sentir que foi dele a última palavra ou a última ação num desentendimento, ele vai continuar insistindo, brigando e discordando. O orgulho não permite que se faça vista grossa a pequenas ofensas; o orgulho não admitirá erro ou ignorância.

O orgulho não perdoará facilmente aqueles que buscam o perdão; o orgulho não permite dizer, “Me desculpe”; o orgulho não permite correção, e se ressente quando alguém tenta fazer isso. O orgulho ressente as vantagens dos outros, e busca obter qualquer honra ou posição que está em risco. O orgulho não tem apreciação simpática pelas dores dos outros.

Quando alguém tem orgulho no seu coração, ele não terá um relacionamento pacífico com outros. Um marido orgulhoso não perdoará a sua esposa pelas falhas, por menor que sejam. Uma mulher orgulhosa não se submeterá nem obedecerá ao marido que ela escolheu para ser o seu líder. Crianças orgulhosas não honrarão nem obedecerão a seus pais nas regras que limitam suas liberdades ou prazeres. Empregados orgulhosos se ressentem das dificuldades das tarefas dadas; orgulhosos membros de igreja ressentem repreensões pastorais.

A humildade pode por fim a qualquer conflito ao desistir e buscar a paz. Quando uma pessoa está em paz com Deus e consigo mesma, eles podem fazer vista grossa às ofensas de outras pessoas, eles podem perdoar com facilidade, e aceitam de bom grado as correções. Eles sabem que não são importantes e, por isso, eles não continuam a briga. Se submetendo e buscando a paz é mais importante do que alcançar a vitória.

Existe outra forma de viver que não é o orgulho. Homens sábios, homens piedosos, colocam suas confianças no SENHOR. Eles não precisam se proteger – o SENHOR os protegerá. Eles não precisam ressentir a correção, se opor a outros, e brigar para se promover. O SENHOR recompensa a fé deles ao abençoá-los pelo Seu poder. O homem humilde que confia no SENHOR, sempre supera o homem orgulhoso que deposita a sua confiança em si mesmo. Sempre!

A gordura é boa quando isto significa bênçãos de paz e prosperidade vinda de Deus. E o homem que crê que Deus cuida dele, sem qualquer luta da sua parte, ele ficará gordo. Ele terá a bênção e a proteção do SENHOR do seu lado. Ele desfrutará a paz e a segurança, enquanto o SENHOR o recompensará por colocar de lado o seu orgulho e confiar tão somente Nele.

Comente pelo Facebook

comentários