Rondônia - 20 de julho de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 3:34 – Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos

Provérbios 3:34 – Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos

Deus está irado e odeia escarnecedores. Aqueles que negligenciam a Sua palavra, zombam da Sua verdade, desprezam os seus ministros e adoram os seus próprios pensamentos serão julgados com severidade (Is 29:20-21). Mas aqueles que derem pouca importância a si mesmas e tremerem diante Dele receberão bondosas bênçãos.

O julgamento dos zombadores é certo. Eles “certamente” não escaparão. O Senhor os tratará com riso motejador. Ele rirá e zombará quando trouxer sobre eles os maiores medos que eles tem, pela desconsideração arrogante que deram pela Sua oferta de sabedoria, verdade e vida (Pv 1:20-31; Sl 2:1-12; Pv 9:12).

Os simples têm corações contritos e vazios de si mesmos, são humildes em pensamento, confessam rapidamente os seus erros e tremem com corações dispostos a receber os Seus ensinamentos. O nosso Deus misericordioso os favorecerá com bênçãos graciosas. Mesmo sendo alto, Ele respeita os simples e odeia os soberbos (Sl 138:6).

O nosso provérbio é tão verdadeiro ao ponto de ser repetido duas vezes no Novo Testamento (Tg 4:6; IPe 5:5). Deus resiste ao orgulhoso e dá graça aos humildes. Por esta razão devemos humilhar a nós mesmo sob a poderosa mão de Deus para que nos exalte no Seu devido tempo (Tg 4:10; IPe 5:6).

Deus dá esta graça antes e depois de nos humilharmos a nós mesmos; pois é a Sua graça que nos humilha, e também é a Sua graça que recompensa a nossa humildade com maiores favores, ainda (Tg 4:5-6).

A regra celestial é simples: Deus retribui na mesma moeda. Ele é misericordioso com os misericordiosos, justo com os justos, puro com os puros e, obstinado com os obstinados (Sl 18:25-26). Ele salva as pessoas aflitas, mas abate os olhares altivos dos orgulhosos (Sl 18:27). Ele não demora em retribuir àqueles que O odeiam – paga à vista (Dt 7:9-11). E Ele dará o mesmo tratamento contrário que foi dado a Ele, mas com a Sua grande fúria (Lv 26:23-28).

Os caminhos de Deus são direitos, mesmo tendo Israel O acusado de ser injusto (Ezequias 18:25-30). O homem que escolhe o desprezo e a iniquidade será julgado, mas o homem que escolhe ser humilde e justo será salvo. Os caminhos de Deus são justos. Humilhe-se, caro leitor.

Faraó zombou de Deus, mas Israel saqueou terrivelmente a nação. Corá desprezou a Moisés, mas ele e a sua família foram vivos para as suas sepulturas! Golias zombou do Deus de Israel, mas um rapaz sem armadura roubou a sua cabeça. Os judeus zombaram do nosso Salvador, mas Ele publicamente ridicularizou suas doutrinas, hipocrisias e pessoas. Caifás e Israel zombaram do nosso Senhor e dos Seus apóstolos, mas Ele arrasou o templo deles e aniquilou a nação deles. Certamente ele escarnece dos escarnecedores!

Quando Elimas escarneceu o evangelho, Paulo o desprezou e enviou a cegueira para ele (At 13:4-12). Quando os judeus rejeitaram a mensagem de Paulo a respeito do Messias, ele se voltou para os gentios e disse aos judeus que eles não eram dignos da vida eterna (At 13:46-47).

Os presunçosos professores de Corinto, que se sentiam mal por causa de Paulo, publicamente ouviram capítulo após capítulo, o seu glorioso elogio, que os deixou envergonhados diante da igreja! E Paulo, por sua vez, disse a Timóteo e a Tito para que não deixassem homem algum desprezar ou tratá-los com desdém (ITm 4:12; Tt 2:15).

Se você já tentou tratar com um zombador e foi recebido com ódio, vergonha e uma mácula (Pv 9:7-8), não se preocupe. Há um Deus no céu; e Ele é mais alto do que eles; não importando quão alto são os pensamentos preconceituosos deles. Certamente Ele zombará do zombador! Você será defendido!

Caros pais, se notarem um vislumbre de zombaria ou apenas um cheiro no ar desta atitude em uma criança, isto precisa ser eliminado hoje. Este, o mais detestável de todos os espíritos deve ser corrigido, ou vocês trarão sobre si mesmos grandes dores e trará sobre a sua criança o juízo de Deus. A zombaria é a semente do inferno em sua criança, mas a sábia e a precoce correção e a vara podem afastar essa atitude.

Caro leitor, você reage com orgulho e rebelião contra a pregação da palavra de Deus? Pensamentos de ressentimento entram na sua mente contra a mensagem ou contra o mensageiro? Você se sente ofendido pela correção ou pela advertência de um amigo? A não ser que você tenha evidências bíblicas sobrepujantes que o permite questionar as palavras anunciadas, você está tomando o lugar do escarnecedor.

Você se ressente contra a autoridade? É fácil para você criticar ou zombar do governo? Você adora dar sua opinião sobre como as coisas deveriam ser feitas na nação? No serviço? Na igreja? Fique atento! Certamente Ele zombará dos zombadores!

Por outro lado, o glorioso Deus celestial se achega aos homens humildes, que esperam pacientemente com corações contritos e tremem diante da Sua palavra (Is 57:15; Is 66:1-2). Considere estas preciosas promessas! Quanto privilégio! E a que baixo custo! Humilhe-se, caro leitor. Ele dá graça ao humilde!

Comente pelo Facebook

comentários