Rondônia - 21 de outubro de 2017
Home / Notícias / Brasil / Polícia americana prende membro da Telexfree com 22 milhões de dólares

Polícia americana prende membro da Telexfree com 22 milhões de dólares

Vila Velha/ES – No último dia 04 de janeiro, autoridades federais norte-americanas do Immigration and Customs Enforcement/Homeland Security Investigations (ICE/HSI) prenderam CLEBER RENE RIZERIO ROCHA, um brasileiro que se deslocou do Espírito Santo para Boston/Massachusetts, na passagem de ano. As investigações, subsidiadas inicialmente por informações da Polícia Federal no Espírito Santo, brilhantemente aprofundadas e executadas pelo ICE/HSI, permitiram apreender mais de 22 milhões de dólares que estavam escondidos sob um colchão, num apartamento em Westborough, cidade da órbita de Boston/MA.

Há vários meses, com fundamento em autorização judicial, a Polícia Federal no Espírito Santo vinha compartilhando informações com autoridades norte-americanas através de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal, no que se refere à empresa TELEXFREE e às investigações que decorreram de sua atividade.

A cooperação entre as polícias e autoridades dos Ministérios Públicos Federais dos dois países, abrangeu o envio e recebimento de documentos, sobretudo de provas relevantes que contribuíram para a elucidação dos supostos crimes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos da América. Essa cooperação alcançou também a troca direta de informações entre os policiais envolvidos nos casos, o que se revelou de grande valia, considerando a última notícia recebida sobre esquemas de lavagem de dinheiro em curso naquele país.

Recentemente a Polícia Federal no Espírito Santo concluiu grande parte da investigação da atividade da TELEXFREE no Brasil e espera o posicionamento, nos próximos meses, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal acerca do que foi apurado.

Durante as investigações que resultaram nessa apreensão, a Polícia Federal no Espírito Santo forneceu informações para o ICE/HSI dando conta que em outubro de 2014 CARLOS NATANIEL WANZELER (sócio da TELEXFREE foragido dos EUA) enviou três pessoas para aquele país para movimentar grande soma em dinheiro que lá estava escondida e retornar ao Brasil. Uma dessas pessoas era CLEBER RENE RIZERIO ROCHA.

Além disso, a Polícia Federal no Espírito Santo forneceu aos policiais americanos fotografias encontradas no telefone apreendido de CARLOS NATANIEL WANZELER, dentre elas uma imagem de um cartão de um banco localizado em Hong Kong.

A intenção de CARLOS NATANIEL WANZELER seria enviar o dinheiro dos EUA para Hong Kong e, posteriormente, de lá para o Brasil, local onde fixou moradia depois da fuga. A partir da troca dessas informações as autoridades americanas do ICE/HSI em Boston iniciaram a própria investigação que teve resultado no último dia 04 de janeiro com a apreensão desses milhões de dólares.

 

LINK DA NOTÍCIA EM SITE AMERICANO:

https://www.bostonglobe.com/business/2017/01/06/the-telexfree-saga-leads-box-spring-stuffed-with-million/iPKLuFk8WZp7Rl0B4C18SJ/story.html

Tendo em vista que a investigação está sob segredo de Justiça, outras informações sobre o caso não poderão ser divulgadas ao público.

Comente pelo Facebook

comentários