Rondônia - 27 de maio de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 9:9 – Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento

Provérbios 9:9 – Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento

Os homens de bem crescem em sabedoria e conhecimento. Você está crescendo ou só ficando velho? Instrução e ensino são bênçãos de Deus, e os homens de bem tiram vantagens deles para ganhar conhecimento e entendimento. O caráter de qualquer homem ou mulher pode ser facilmente vista pelo seu grau de crescimento em sabedoria e entendimento. Qual é o seu caráter?

O provérbio e o contexto têm duas lições (Pv 9:7-9). Em primeiro lugar ele proíbe a repreensão ao escarnecedor, eles não merecem a verdade e a sabedoria; e ele elogia o ensino dispensado aos homens sábios. Mestres, o dever de você é a de dedicarem mais esforço e recursos a ouvintes atentos e nobres. Mas a segunda lição é a de que o caráter é conhecido pela reação à correção e ao ensino.

Alguns homens melhoram; outros retrocedem. Filhos raramente escarnecem dos pais abertamente; membros de igreja raramente escarnecem do pastor abertamente. Como é que podemos identificar escarnecedores? Meça a sabedoria e o aprendizado. Se alguém pensa, fala, e vive como há 10 anos atrás, ele é um escarnecedor. Homens sábios se desenvolvem!

Você não consegue ficar indiferente à verdade e à sabedoria. Ou você cresce nas duas áreas ou você retrocede nas duas. Ou você está vencendo os desejos sexuais de sua mente, ou eles estão lhe derrotando. Ou você está rejeitando a filosofia do mundo, ou a filosofia do mundo está prendendo você. Ou Deus está lhe guiando à verdade, ou Ele está escondendo a verdade de você (Lc 8:18)!

Você nasceu totalmente ignorante. Você deve ansiar o aprendizado e a sabedoria, para não continuar ignorante. A busca e a obtenção da sabedoria é o objetivo principal da vida (Pv 4:7; 16:16). É esta a sua ambição principal, leitor? Se for, você então se aplicará para tirar vantagem de toda oportunidade para aprender dos seus mestres a verdade e a sabedoria de Deus.

É loucura esbanjar a graça de Deus e desperdiçar oportunidades para aprender. Ele orientou para, “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.” (IPe 2:2). É uma determinação para querer a palavra para poder crescer. É lamentável, se você já foi ensinado o tempo suficiente para ser um mestre, mas ainda precisa ser ensinado (Hb 5:12-14).

Quais são as causas? Alguns são teimosos (ISm 15:23). Alguns são convencidos (Pv 26:12). Alguns são preguiçosos (Pv 18:1-2). E alguns são carnais (ICo 3:1-3). Alguns não se concentram ou não se preparam; alguns são desencorajados pela perseguição; alguns são sufocados pela ambição (Lc 8:11-14).

A falta de entendimento é pecado (Jr 5:21; Rm 1:31). Fomos criados para crescermos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (IIPe 3:18). Você pode ultrapassar seus inimigos, professores e os velhos: guarde as palavras de Deus com você, medite nelas e as obedeça (Ps 119:98-100).

Comente pelo Facebook

comentários