terça-feira, 18 novembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Em Porto Velho, duas faculdades fazem vestibular que oferece 24 bolsas integrais a indígenas

17/01/2017
in Rondônia

Por meio de convênio assinado com MPF/RO, faculdades Fimca e Metropolitana iniciaram no dia 13 as inscrições para exame de proficiência que vai selecionar exclusivamente indígenas.
Estudantes indígenas já podem se inscrever para o exame de proficiência das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) e Faculdade Metropolitana. As inscrições são gratuitas, começaram na última sexta-feira, 13, e terminam às 12h do dia 28 deste mês. As provas do vestibular indígena serão no dia 29 e o início das aulas está previsto para 6 de fevereiro.
Os candidatos disputarão 24 bolsas integrais em 12 cursos de graduação. A Fimca vai oferecer 9bolsas integrais, sendo uma para cada um dos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Serviço Social, Turismo e Zootecnia. Já a faculdade Metropolitana disponibilizará 15 bolsas, sendo cinco em cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Letras e Pedagogia.
Na inscrição, o estudante indígena deverá informar a 1ª e a 2ª opção de curso de graduação de seu interesse.No vestibular, os candidatos indígenas concorrerão somente entre si, com reserva de vagas, e precisarão atingir o índice mínimo de aprovação previsto nos editais. As bolsas serão ofertadas semestralmente ou anualmente, de acordo com o curso.
Os aprovados deverão apresentar na matrícula o registro administrativo de nascimento de indígena ou declaração da Funai. As bolsas integrais serão válidas por todo o período necessário para conclusão da graduação dos indígenas.
Convênio
A oferta de bolsas integrais a indígenas pelas faculdades Fimca e Metropolitana é resultado de um convênio das instituições de ensino e o Ministério Público Federal (MPF/RO), assinado em outubro do ano passado.
Em reunião realizada na última semana, o procurador da República Daniel Lobo ressaltou a importância de se ofertar cursos de ensino superior aos indígenas, pois são comunidades crescentes e precisam exercer seus direitos fundamentais sem deixar de preservar a cultura. Já o diretor administrativo e financeiro das faculdades, Mário Leonir Schwaab, destacou que esta é uma forma de as instituições de ensino efetivarem sua responsabilidade social.
O convênio prevê que no caso de inexistência ou insuficiência de alunos indígenas aprovados, haverá a prorrogação do convênio até que se atinja o total de bolsas ofertadas.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.