quinta-feira, 28 março, 2024

Os novos hábitos alimentares que desenharam o corpo de Anitta

Foi em maio de 2016 que Anitta procurou o médico Eduardo Rauen para fazer um planejamento nutrológico e se preparar para a abertura da Olimpíada.

Como estava em cima da hora (a praticamente dois meses da data), o jeito foi fazer uma aposta. “Cada paciente reage de forma diferente ao plano alimentar estabelecido. Optamos por uma reeducação rica em proteínas e carboidratos e com pouca gordura. A Anitta tem uma vida muito agitada. Dorme pouco (às vezes nem isso), acorda tarde. A sorte é que tem uma força de vontade enorme e consegue fazer exercícios físicos regularmente. Vinte e um dias depois da primeira consulta, ela tinha baixado o percentual de gordura em 2,1% e ganhado 800 gramas de músculos.”

Leia mais: Anitta: cuidados de beleza incluem drenagem e cílios postiços!

O médico resolveu mudar a estratégia e ela passou a ingerir mais proteínas e gorduras e menos carboidratos. Pois na segunda consulta baixou mais 5,8% de gordura, o que na balança correspondeu a 5 quilos. Hoje, segue uma dieta parecida com a Mediterrânea: pode comer tudo, desde que nas quantidades certas.

O segredo do sucesso do planejamento, além da disciplina da cantora, foi a contratação da chef Lorena Abreu. “Ela prepara todas as refeições e, quando não pode acompanhar Anitta nas viagens, manda alguém da equipe. Com essa rotina de shows em cidades diferentes, com vários hotéis e camarins, é difícil seguir um cardápio saudável”, diz Eduardo. Hoje, a ariana, que mede 1,62 metro de altura, está pesando 60 quilos. “Da primeira consulta, em maio, até dezembro, perdeu quase 8% de gordura (seu percentual está em torno de 20%) e ganhou 2,2 quilos de massa muscular.”

Perdições

Anitta confessa: “amo comer – chocolate, massa, pão, pizza, bolo, macarrão, lasanha e as frituras da cozinha japonesa, tipo tempurá – e, para mim, dieta é uma luta. Acontece que se estou acima do peso não consigo levar meu show do jeito que quero – gosto de fazer minha performance, e preciso de fôlego para cantar e dançar. Tenho que estar leve para o trabalho.”

O jeito é malhar muito e respeitar a lei das compensações. “Se exagero num dia, maneiro no outro.” Bem, quem nunca? Esse é um vai e vem que a maioria das mulheres conhece muito bem. Mas, em vez de só reclamar, Anitta corre atrás. Resolveu fazer dieta e luta, literalmente, para emagrecer.

Fique por dentro:6 motivos para você começar a lutar

Reeducação alimentar

“Anitta adora doce…”, entrega a chef Lorena Abreu, que quando foi contratada passou os primeiros três meses colada na cantora. “Já na primeira semana, ficamos de quarta a domingo viajando. Foram cinco estados e sete shows. Ela comentou que não estava mais exausta (antes de começar esse programa de alimentação, reclamava que vivia com sono, o que é sinal de que o corpo está precisando de nutrientes), se sentia disposta!” É claro que a dançarina às vezes se cansa de algum alimento. “Ela já reclamou de comer atum em lata. Trocamos por whey com água.”

E a estrela, que não encarava legumes além de batata e cenoura, hoje gosta de abobrinha, berinjela… O cardápio inclui croquete de aipim bem temperado e macarrão de palmito. “Ela não pode comer pão. Então faço um com farinha de castanha, que ela adora!” Day off permitido pelo médico é raro – uma refeição por mês! “De vez em quando, sai da dieta. Diz que está estressada, que trabalhou demais e que merece uma besteira. Só que, antigamente, ela saía e não voltava mais. Hoje sabe que, no dia seguinte, vai ter algo gostoso e saudável para comer.”

Fonte: MSN