Rondônia - 20 de novembro de 2017
Home / Notícias / Concursos / O que cai na prova: Concurso IBGE – Agente e Analista Censitário 2017

O que cai na prova: Concurso IBGE – Agente e Analista Censitário 2017

ibgeO IBGE divulgou dois editais para processo seletivo, o primeiro conta com 1.038 vagas para cargos de nível médio e superior e as inscrições vão até 09 de maio. Veja o que cai na prova do concurso IBGE Agente e Analista Censitário 2017!

» Estude para o IBGE 2017 e parcele suas compras SEM JUROS! «

Remuneração

O salário para os cargos de nível superior é de R$ 4.458,00, já para os cargos de nível médio o salário pode chegar a R$ 2.958,00.

Provas

As provas objetivas serão aplicadas no dia 02 de julho de 2017. Terá duração de 04 horas sendo realizada no período da tarde. Os locais ainda serão divulgados pelo site da organizadora.

Para auxiliar seus estudos, vamos aqui descrever o conteúdo programático, para que você possa se preparar!

Conhecimentos Básicos para Agente Censitário Administrativo (ACA), Regional (ACR) e de Informática (ACI)

Língua Portuguesa: I – Compreensão de texto. II – Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. III – Pontuação. Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos. IV – Ortografia oficial; acentuação gráfica. V – Concordância nominal e verbal. VI – Regência nominal e verbal; crase. VII – Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. VIII – Emprego e colocação dos pronomes.

Raciocínio Lógico: Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas e/ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura dessas relações. As questões das provas poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básicas.

Conhecimentos Específicos:

Agente Censitário Administrativo (ACA)

Noções de Administração: I – Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos. II – Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. III – Motivação, comunicação e liderança. IV – Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. V – Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. VI – Qualidade na prestação de Serviços. VII – Noções de atendimento ao público. VIII – Noções de documentação e arquivo.

Agente Censitário Regional (ACR)

Noções de Administração e Situações Gerenciais: I – Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos. II – Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. III – Motivação, comunicação e liderança. IV – Processo decisório e resolução de problemas. V – Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas. VI – Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. VII – Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. VIII – Avaliação de desempenho. IX – Compromisso com a qualidade nos serviços prestados.

Agente Censitário de Informática (ACI)

Noções de Informática: I – Conceitos Básicos: operação de microcomputadores, funcionalidades e aspectos de configuração de CPU, monitor de vídeo, dispositivos de memória dinâmica e de massa, teclado, mouse, impressora, armazenamento de dados, conceito de diretórios e arquivos, operações usuais no manuseio de dados computacionais. II – Aspectos de Segurança dos Sistemas Computacionais: qualificações de acesso, chaves e senhas, vírus e antivírus, procedimentos de “backup”. III – Aplicativos Computacionais Básicos: funcionamento de editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, conhecimentos de Word e Excel. IV – Comunicação através de Redes Computacionais: recursos necessários e mecanismos de comunicação; programas de transferência e arquivos e correio eletrônico; Organização da Intranet e Internet. V – Operação do Sistema Windows 7 ou superior.

Conhecimentos Básicos para Analista Censitário (AC)

Língua Portuguesa: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

Raciocínio Lógico Quantitativo (Exceto para Área de Conhecimento Métodos Quantitativos): I – Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos. II – Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos e eventos. III – Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas. IV – Lógica da argumentação. V – Diagramas lógicos. VI – Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e gráficos. VII – Princípio fundamental da contagem. VIII – Cálculo de probabilidade em espaços amostrais finitos.

Conhecimentos Específicos: por área de formação (conferir edital pág. 26 a 34).

Comente pelo Facebook

comentários