Rondônia - 20 de outubro de 2018
Home / Notícias / destaque / Polícia Civil alerta empresários quanto a prática do crime de “estelionato” na Capital

Polícia Civil alerta empresários quanto a prática do crime de “estelionato” na Capital

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor e Defraudações (DECONDE), alerta os empresários de Porto Velho e interior do Estado quanto a prática do crime de “estelionato” com uso de cartões de crédito clonados, utilizando-se da fragilidade da modalidade de venda denominada “Delivery”.

Esta modalidade comercial utilizada por empresas locais propõe que o comprador/usuário envie os dados de seu cartão de crédito/Débito e de documentos pessoais via e-mail ou pela rede social whatsapp para a empresa que o usuário esta realizando negócio e assim, depois que a empresa recebe as informações encaminhadas concretiza a venda do produto negociado.

Contudo, a modalidade utilizada atualmente já apresenta falhas e prejuízos, pois dias após a realização da compra, chega a contestação das compras realizadas pelos reais titulares dos cartões que foram utilizados ilegalmente por terceiros.

Vale ressaltar que a empresa faz a venda acreditando que está negociando com o verdadeiro titular do cartão apresentado, porém em alguns casos, se trata de estelionatários.

É importante informar que no município de Porto Velho já foram instaurados dois inquéritos policias com esta prática criminosa, cujos prejuízos somados ultrapassam R$ 120.000,00 (Cento e Vinte Mil Reais).

Neste caso, a Polícia Civil orienta que ambos os negociadores, comprador e empresariado, busquem se apropriar de modelos e práticas mais seguras de compra e venda de produtos para evitar transtornos e prejuízos.
Fonte:PC/RO