Rondônia - 19 de setembro de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 25:6 – Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes.

Provérbios 25:6 – Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes.

Temos aqui a sabedoria de como devemos nos promover diante de Deus e dos homens. A sabedoria inclui discrição; discrição inclui humildade; humildade inclui contenção; e contenção é você se controlar para não falar ou interagir entre pessoas importantes. Um homem sábio nunca se adiantará na presença de outras pessoas a não ser que seja absolutamente necessário.

O provérbio continua, “Porque melhor é que te digam: Sobe para aqui, do que seres humilhado diante do príncipe a quem já os teus olhos viram.” (Pv 25:7). É melhor deixar que os outros o peçam para falar ou sentar com eles do que receber ordem para se calar ou ser excluído da companhia deles. Deixe que os outros o convidem ou o louvem (Pv 25:27; 27:2).

Jesus também ensinou esta regra, dizendo, “Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar, para que não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu, e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para cima. Então, terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.” (Lc 14:8-10).

Um homem sábio nunca é envergonhado ao assumir a afeição ou a aceitação de si pelos outros. Ele sabe que o silêncio em regra geral deixa uma melhor impressão do que o falar, melhor é permanecer afastado ou distante do que exibir a si mesmo (Pv 17:27-28). Ele sabe que considerar a si mesmo bom demais é uma auto decepção tola e é uma vaidade ofensiva (Rm 12:3; Fp 2:3-4).

Um homem sábio reconhece quando um grupo de pessoas não diz a ele para se calar ou para sair, mas muitas vezes eles estão pensando nisso! Ele preferiria muito que aquelas mesmas pessoas estivessem sinceramente desejando a sua presença ou o seu conselho ao invés de estarem desejando que ele fosse para outro lugar. É grandemente vergonhoso para muitos homens e mulheres eles presumirem que os outros estão encantados com suas presenças ou encantados com as suas histórias e suas palavras.

Diótrefes, um homem presunçoso, que amava a preeminência numa igreja, provou que ele não era de Deus (IIIJo 1:9-11). Tal espírito e conduta não podem ser tolerados num candidato ministerial, pois ele precisa ser um servo, não um senhor (Lc 22:24-27; ITm 3:6; IPe 5:1-4).

Se você deseja ser sábio, você deve se conter para não se meter em grupos de discussões ou de atividades para os quais você não foi convidado, especialmente quando as pessoas no grupo são seus superiores de alguma forma. Se você tiver qualquer valor para eles, eles logo solicitarão a sua presença ou opinião. Até que isso aconteça, é melhor ficar retraído e em silêncio, para que não venhas a passar vergonha.

Fonte: Assessoria

Comente pelo Facebook

comentários