Rondônia - 20 de setembro de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 28:10 – O que faz com que os retos se desviem para um mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os sinceros herdarão o bem.

Provérbios 28:10 – O que faz com que os retos se desviem para um mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os sinceros herdarão o bem.

Falsos professores e pregadores transigentes estão condenados! Eles cairão na fossa carnal que criaram para os seus ouvintes e serão destruídos (Pv 26:27). Mas o reto que só conduz outros à justiça ficará satisfeito com a prosperidade tanto aqui quanto no céu.

Deus ama o justo, e Ele os conforta livrando-os dos sedutores malignos lhe prometendo justiça retribuidora. Ele condena especificamente os esforços de alguns em embebedar os outros para ver a nudez deles (Hc 2:15). Que todo homem e mulher jovem considere sobriamente a respeito da sua influência sobre os outros do sexo oposto. Mas contrário ao Seu juízo a respeito dos falsos irmãos, Ele abençoará os justos com coisas boas que não podem nem ao menos ser ditos ou pensados (ICo 2:9).

Você vive no período de cumprimento do aviso deste provérbio, pois os tempos difíceis dos últimos dias já chegaram (IITm 3:1-7). A marca do cristianismo conformador e efeminado que ora varre o mundo será exposto pela mentira profana que ela é (IITm 3:8-9). Apesar das perseguições e dos sedutores piorarem (IITm 3:10-13; 4:3-4), os justos têm a cura – a fiel pregação das escrituras inspiradas por Deus (IITm 3:14-17; 4:1-2)!

O provérbio certamente se aplica à moderna educação, entretenimento e jornalismo – onde o objetivo é espalhar tanto quando podem o mal, desde o Darwinismo às novelas, da música ”rap” às reportagens libidinosas. Estas instituições extremamente influentes da moderna sociedade já levaram muitos justos a se desviarem e Deus os julgará.

Mas o perigo mais sutil é a falsa religião, onde homens se contemporizam com o mal tão rápido quanto possível para aumentar o número de igrejas e de seguidores. O movimento de busca a seguidores de sensações das mega igrejas é uma perfeita ilustração. Eles depreciam cada aspecto da adoração de Deus e da santidade bíblica para atrair e manter os não regenerados. Aqueles justos pobres, que são enlaçados neste apelo profano, são geralmente os que se perdem no fundo do bueiro do cristianismo carnal junto com os demais.

Mas Deus e a justiça não serão ridicularizados. Assim como Jesus repreendeu e julgou os fariseus por usarem a religião como meio de ganhos financeiros (Mt 23:14). Ele fará o mesmo com estes impostores. Paulo avisou Timóteo a ficar longe desses gurus de ”crescimento-a-qualquer-custo” e a ignorante religião deles como sendo totalmente contrária a Jesus Cristo (ITm 6:3-5).

Jezabel moveu Acabe para o mal (IRs 21:25), e a igreja em Tiatira tinha um falso mestre com o mesmo nome que promovia fornicação e idolatria, a quem Jesus prometeu destruir (Ap 2:18-23). E a igreja em Pérgamo tinha um imitador de Balaão (Nm 31:16), e o falso profeta escavador de dinheiro, que ensinou Israel a cometer fornicação e idolatria, contra quem Jesus prometeu lutar (Ap 2:14).

Deus detonou os sacerdotes de Israel depois do retorno da Babilônia por causa do comprometimento profano deles (Ml 2:1-9). Como em Israel havia tais homens falsos, Pedro avisou que haveria homens iguais a esses que causariam destruição nas igrejas de Cristo (IIPe 2:1-19). E Paulo alertou sobre os falsos profetas que serviriam Satanás com um falso Jesus, evangelho e Espírito (IICo 11:3-4,13-15).

Leitor! É seu dever ser cuidadoso para que não desvie os justos. Veja o seu exemplo e põe em guarda a sua influência, pois Deus está examinando essas duas coisas. É seu dever, também, se separar de qualquer um que ensina o contrário daquilo que conhecemos do Novo Testamento (Rm 16:17-18; Gl 1:6-9; IITs 3:6; Tt 3:10:11). E se você é espiritual e forte, você salvará homens fracos das garras desses comprometedores carnais (Tg 5:19-20; Jd 1:23).

Pastor! Você permanece no caminho estreito e apertado de Jesus Cristo, ou no caminho largo e espaçoso do cristianismo contemporâneo e do comprometimento carnal? Você dará conta da sua influência sobre cada alma que você tocar! Você é um pastor fiel que alimenta e protege as suas ovelhas, ou você permite que lobos sejam admitidos no rebanho para inflacionar seus números?

Pai! A sua hipocrisia leva os seus filhos à mesma doença? A sua linguagem e a sua conduta promove a justiça ou a detona? Deus lhe ordenou a criar os seus filhos, mas que os alimentasse e os admoestasse no Senhor (Ef 6:4). Você está fazendo isto? Ou os seus filhos impressionáveis estão sendo seduzidos a viver uma vida de comprometimento?

Marido! Sua mulher assumiu o seu nome e é muito influenciada pelas suas escolhas e estilo de vida. O andar dela e o amor de Jesus Cristo é maior ou menor por causa do relacionamento dela com você? Ela estaria melhor espiritualmente sem você? Cuide-se!

Quais as coisas boas que estão esperando pelos justos? Coisas espirituais que vão além da habilidade de ver, ouvir ou mesmo imaginar (ICo 2:9)!

Um homem que anda com Deus pode se encher agora com toda a plenitude de Deus (Ef 3:14-19), e no céu ele herdará todas as coisas (Ap 21:7)!

Comente pelo Facebook

comentários