Rondônia - 19 de setembro de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 29:20 – Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele.

Provérbios 29:20 – Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele.

Mais devagar! Não fale tão rápido! Pense antes de falar! Certifique-se que você sabe de que está falando antes de abrir a boca! A pessoa que fala com rapidez, que fala com frequência, e responde rapidamente é pior do que um insensato! Um insensato vai se envolver em dificuldade por causa de ignorância, mas um homem que responde e fala antes de pensar vai ser punido. Ele é pior do que o insensato.

A sabedoria de Deus é simples – “Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tg 1:19). Você tem dois ouvidos e uma boca: que esta proporção seja refletida em seu ouvir e no seu falar! Muitos discorrem com a sua boca antes que suas mentes entram em ação, e eles são um perigo para si mesmos e um mau odor para os outros.

Um homem reto considera antes de responder; homens perversos despejam tolices sem que tenham realizado qualquer consideração (Pv 15:28). O homem bom é cauteloso antes de falar, porque ele quer ter certeza de que só fala as palavras da verdade (Pv 22:20-21). O tolo arrogante gosta de ouvir a sua própria fala, por isso ele está ocupado em falar sempre que lhe isso lhe for possível, independente de ser ou não a verdade (Ec 10:12-13).

Você já conheceu uma pessoa que responde antes que a pergunta tenha sido totalmente colocada? Você já fez isto? É tolice e vergonha responder uma pergunta se não a ouviu totalmente (Pv 18:13). O que leva um homem a responder tão presunçosamente? A sua arrogância e presunção! Ele está tão seguro de si mesmo, que ele fala sem qualquer consideração; existe mais esperança para um tolo (Pv 26:12).

Insensatos são estúpidos, mas falastrões apressados são impulsivos e são orgulhosos. Há pouca esperança em ajudar um insensato a superar a sua estupidez e teimosia, mas há menos esperança ou, melhor, nenhuma esperança que possa ajudar um homem orgulhoso a ver as suas deficiências de caráter e conduta e, ainda, conseguir que ele mude. Sua auto justiça confiante, o maior de todos os seus pecados, não vai permitir que ele seja corrigido. Ele não busca uma multidão de conselheiros para obter segurança, porque ele está certamente correto (Pv 11:14; 15:22).

Insensatos dizem tudo que se passa em suas mentes, sem necessidade ou solicitação, mas o homem sábio ouvirá cuidadosamente para se certificar se ele deve ou não contar aquilo que ele sabe ou não (Pv 29:11). Isto é sabedoria, leitor. Ninguém quer saber a sua opinião ou os seus entendimentos até que lhe perguntem, e mesmo assim vão querer que você continue tratando do assunto e somente dizer coisas que você, previamente, confirmou como sendo a verdade.

Quantos trouxeram o julgamento de Deus sobre si por falarem apressadamente na casa de Deus (Ec 5:1-7)? É melhor não fazer voto do que votar e não pagar. Reflexão séria é melhor do que o matraquear dos insensatos (Ec 7:2-6). Eles simplesmente fazem muito barulho em vão. Isto também pode acontecer na escrita, portanto, sê cauteloso antes de responder apressadamente um ”E-mail”. Homens lentos são melhores do que homens apressados, e pensamentos apressados lhe trarão problemas (Pv 14:29; 21:5).

Comente pelo Facebook

comentários