Rondônia - 20 de setembro de 2017
Home / Notícias / Colunas / Redação SP / Escritora dá 10 dicas para criar o hábito da leitura!

Escritora dá 10 dicas para criar o hábito da leitura!

Soraya Abuchaim comenta sobre os benefícios que os livros tem a oferecer

A Era Cibernética modificou muitos costumes, entre eles a leitura. Textos mais curtos, muitas imagens e recursos multimídias deram às pessoas diversas maneiras de entender uma mensagem. Mas, nesse contexto, como fica o hábito da leitura?

Em 2016, uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) comprovou que 44% da população brasileira não costuma ler. Além disso, o levantamento apontou que, em média, cada pessoa compra quatro livros anualmente, mas não chegam a finalizar as páginas de dois deles. E por que isso?

A escritora Soraya Abuchaim, conhecida no meio literário como “Dark Queen”, é especializada em obras de terror e suspense há mais de quatro anos.

E ela atribui esses dados aos baixos incentivos. “Creio que incluir livros mais atuais misturados aos clássicos no currículo escolar seria uma boa saída, mas também há a necessidade do País ter mais instituições de ensino, o que no Brasil é algo bem caótico. Ou seja, vira uma bola de neve”.

OS PEQUENOS SEGUEM OS PASSOS DOS ADULTOS

Se as crianças já nascem imersas no mundo tecnológico, cabe aos pais praticar o estímulo desde sempre. Se é impossível evitar que eles tenham contato com computadores, tablets e celulares, também é imprescindível que essa geração conheça as maravilhas que os livros oferecem.

E não importa se o formato seja em e-book ou físico, o importante é que a imaginação, a absorção de cultura e todos os benefícios da leitura não se percam em meio a tantas inovações. “O autor precisa ter essa questão em mente e trabalhar em todas as plataformas. Não acho que os livros ‘de papel’ irão acabar como alguns dizem, porque há público para eles. Mas seja digital ou físico, o importante é ler”, comenta.

Além de estimular vários sentidos, fazer com que as pessoas “viagem” para lugares imagináveis e inimagináveis, a escritora ressalta que o hábito da leitura modifica as pessoas ainda mais intensamente. “O leitor se torna menos irritável e leva a vida de uma maneira mais leve. Isso sem citarmos as questões culturais e intelectuais. Enfim, só consigo ver vantagens na leitura”.

CONFIRA COMO INSERIR A LEITURA NA SUA ROTINA E NA DAS CRIANÇAS

Soraya Abuchaim indica 10 passos para que os livros façam parte do dia a dia de todos.

  1. Comece lendo o que gosta, busque estilos que te agradem;
  2. Livros mais finos são boa opção;
  3. Procure grupos de leitura para compartilhar as ideias;
  4. Leia sentado, pois ajuda na concentração e não dá sono;
  5. Reserve um tempo na rotina para ler;
  6. Leia para seu filho e incentive a leitura em sua casa, mesmo que não seja costume;
  7. Não force uma leitura que não agrada. Não é pecado abandonar um livro;
  8. Uma boa dica para quem está começando é ler livros que foram adaptados para o cinema e fazer comparações;
  9. Aproveite para ler e ter um tempo só para si;
  10. Não transforme a leitura em obrigação. Entenda como uma fuga e da rotina e lazer.

Serviço:

Soraya Abuchaim – www.sorayaabuchaimescritora.com.br

Comente pelo Facebook

comentários