Rondônia - 18 de dezembro de 2017
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 10:17 – O caminho para a vida é daquele que guarda a correção, mas o que abandona a repreensão erra.

Provérbios 10:17 – O caminho para a vida é daquele que guarda a correção, mas o que abandona a repreensão erra.

Isto é que é sabedoria! Este é uma das lições mais valiosas de Salomão. Você talvez não compreenda o poder e a sabedoria deste provérbio, mas ele é o maior indicador do seu caráter e do seu sucesso ou do seu problema no futuro. Obedecer a instruções e avisos é uma prova clara de que você é nobre e sábio. Recusar a correção e a repreensão é prova clara de que você é um tolo e profano. A regra é inspirada; o diagnóstico é totalmente preciso. Como é que você se mede por ele?

Você entrou na vida sabendo absolutamente nada. A única maneira de você se desenvolver além daquela ignorância foi pelo ouvir, aprender e obedecer. Alguns nunca passam deste estágio infantil de pensar através desse processo para alcançar sabedoria, enquanto que outros se desenvolvem rapidamente em conhecimento e compreensão. Se você não se humilhar para obedecer a instrução de seus professores, você será obrigado a aprender a lição da vida da maneira difícil – por problemas dolorosos e a destruição de sua vida.

A chave para a sabedoria e honra é a humildade – a habilidade de rejeitar os seus pensamentos de forma a ouvir e a obedecer aos outros (Pv 15:33; 18:12). O que lhe impede de obter plenamente a sabedoria e a honra? Orgulho! Isto o leva à rejeição arrogante e egoísta da opinião dos outros, o que termina por deixar você com imaginações tolas do seu próprio coração depravado e ignorante (Pv 18:1-2). O orgulho não suporta a correção ou a instrução dada por outro. Um homem orgulhoso demais para ser instruído é pior do que um tolo (Pv 26:12). Compreenda este fato simples da vida! Ame a correção!

Você está livre do orgulho e capaz de se humilhar diante da instrução e da repreensão dos outros? Você sempre usa o seu cinto de segurança de ombro enquanto dirige? Dirige dentro dos limites de velocidade? Obedece os conselhos pré-maritais que lhe foram dados? Segue o manual do empregado em seu serviço? Faz a manutenção programada do seu veículo dentro do prazo previsto? Faz o que o teu marido lhe pede a cada dia? Segue fielmente as regras e os pedidos de seus pais?

A necessidade de obedecer humildemente a correção e a instrução é enfatizada no livro de Provérbios (Pv 12:1; 15:5,10; 17:10; 29:1), e O resto da Bíblia também dá ênfase a isto. Ouvir e praticar traz bênçãos e segurança (Mt 7:24-27; Tg 1:21-25). Qual a razão da advertência de Paulo (ITs 5:20)? Muitos não gostam de ouvir o pregador dizendo a eles o que devem fazer. Eles odeiam a correção do púlpito. Eles são insensatos e caminham para a destruição!

A lição deste provérbio simples prova duas coisas – seu caráter e o seu futuro. É tão certo quanto a lei da gravidade! Homens sábios adoram serem ensinados, e eles se tornam bem sucedidos (Pv 9:8-9). Tolos odeiam a correção e a repreensão, e eles serão destruídos (Pv 9:7; 12:15; 14:16). A sabedoria promove o rir e o caçoar dos tolos, quando chegam as suas calamidades; e homens sábios devem rir com a Senhora Sabedoria, quando testemunham a dor e os problemas de um tolo (Pv 1:20-33).

Comente pelo Facebook

comentários